sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 1 - traduzido por L.Monk 2012

Esta é a história da divisão dos dias das leis e do testemunho, dos eventos
dos anos, das semanas [de anos], dos Jubileus por todos os anos do mundo
da forma como o Senhor falou a Moisés no Monte Sinai quando ele [Moises]
subiu para receber as tábuas da lei e dos mandamentos, de acordo com a voz
de Deus conforme Ele [Deus] disse para ele [Moises]: "Suba ao topo da
montanha."

 [Capítulo 1] 
A revelação de Deus a Moisés no Monte Sinai.

1.1 E aconteceu que no primeiro ano do êxodo dos filhos de Israel [da terra]
do Egito, no terceiro mês, no décimo sexto dia do mês, [2450 Anno Mundi]
Deus falou com Moisés dizendo: "Venha ao meu encontro no monte e eu te
darei duas tábuas de pedra da Lei e dos Mandamentos, as quais eu escrevi
de modo que tu podes ensiná-los." (Ex 24.12)

1.2 E Moisés subiu ao monte de Deus, e a glória do Senhor repousou sobre o
Monte Sinai, e uma nuvem o cobriu por seis dias. (Ex 24.15-16)

1.3 E ele chamou Moisés no sétimo dia do meio da nuvem, e a aparência da
glória do Senhor era como um fogo ardente no topo do monte. (Ex 24.17)

1.4 E Moisés estava no monte quarenta dias e quarenta noites, e Deus o
ensinou a história passada e futura da divisão dos  dias da Lei e do
testemunho. (Ex 24.18) 

1.5 E Ele disse: "Incline seu coração para cada palavra que Eu digo a ti neste
monte, e escreva-as num livro em ordem de modo que as gerações [futuras]
possam ver como eu não as abandonei devido a toda a maldade que eles
praticaram em desacordo com a aliança a qual Eu estabeleci entre Mim e ti
[Moisés] hoje no Monte Sinai para as suas gerações. 

1.6 E assim acontecerá que, quando todas estas coisas os atingirem, eles
reconhecerão que Eu sou mais justo que eles em todos os seus julgamentos e
em todas as suas ações, e eles reconhecerão que Eu  tenho estado
verdadeiramente com eles. 

1.7 E você escreva para si mesmo todas estas palavras que eu te digo hoje,
porque eu conheço a rebeldia deles e sua teimosia [pescoço rígido]. Antes
que eu os traga para a terra que eu jurei a vossos pais, a Abraão, e a Isaque e a Jacó dizendo: Para sua descendência eu darei uma  terra que mana leite e
mel, e eles comerão e se saciarão.

1.9 Porque eles esquecerão todos os meus mandamentos, tudo o que eu os
mandei, e eles seguirão o exemplo de Gentios, e seguirão suas impurezas, e
sua vergonha, e servirão aos deuses deles, e isso lhes será por ofensa,
tribulação, aflição e armadilha. 

1.9 E eles se voltarão a deuses estranhos, a [deuses] que não os podem livrar
de nenhuma tribulação: e esse testemunho deverá ser ouvido por um
testemunho contra eles. 

1.10 E muitos perecerão e serão tomados cativos, e  cairão nas mãos do
inimigo, porque eles abandonaram minhas ordenanças e meus mandamentos,
e os festivais da minha aliança, e meus sábados, e  meu local sagrado
[santuário] que eu santifiquei para mim mesmo no meio da terra, o qual eu
coloquei meu nome sobre [o santuário], e o qual eu deveria habitar. 

1.11 E eles farão para eles mesmos lugares altos e  bosques e imagens
esculpidas e eles adorarão cada um sua própria [imagem esculpida] de modo
a se desviar, e eles sacrificarão seus filhos a demônios e a todos os trabalhos
do erro de seus corações. 

1.12 E eu enviarei testemunhas a eles, para que eu possa testemunhar contra
eles, mas eles não as ouvirão, e ainda matarão as testemunhas, e
perseguirão aqueles que buscam [obedecer] a Lei, e  eles vão revogar e
mudar tudo de modo a maquinar [trabalhar] maldade diante de meus olhos.
(Dn 7.25)

1.13 E eu esconderei minha face deles, e eu os entregarei nas mãos dos
gentios como prisioneiros, e à rapina, e para serem devorados, e eu os
removerei do meio da terra, e eu os espalharei por entre os gentios. (Gn 49.7)

1.14 E eles esquecerão toda minha Lei e todos os meus mandamentos e
todos os meus juízos, e irão se desviar das luas novas, sábados, festas,
jubileus e ordenações.

1.15 E depois disso eles se tornarão para mim do meio dos Gentios com todo
o coração e com toda sua alma e com toda sua força, e eu juntá-los-ei do
meio dos Gentios, e eles me buscarão então eu deverei ser achado por eles, quando eles me buscarem de todo o coração e de sua alma; e eu revelarei a
eles paz abundante com justiça. (Is 11.11-12)

1.16 E eu removerei deles a planta da retidão com todo o meu coração e com
toda minha alma, e eles serão para benção e não para maldição, e eles
deverão ser a cabeça e não a calda. (Dt 28.13)

1.17 E eu construirei meu santuário no meio deles, e habitarei com eles, e eu
serei o Deus deles e eles serão meu povo em verdade e justiça. 

1.18 E eu não os abandonarei nem os deixarei, porque eu sou o Senhor seu
[deles] Deus.

1.19 "E Moisés prostrou-se com rosto ao chão orou e disse: "O Senhor meu
Deus, não abandone seu povo e sua herança de modo que eles andem no
erro de seus corações, e não os entregue nas mãos dos seus inimigos, os
Gentios, para que estes os governem e os façam pecar contra ti.

1.20 Permita que tua misericórdia alcance teu povo, e crie neles um espírito
justo, e não permita que o espírito de Beliar os governe para os acusar diante
de ti, e desviá-los de todos os caminhos da justiça, de modo que eles
pereçam diante de tua face. 

{Beliar, Belial: Um demônio do inferno ou possivelmente um dos nomes de
Satanás. Aparece citado em (2Co 6.15) Que compatibilidade pode haver entre
Cristo e Belial? Ou que acordo entre o fiel e o infiel? Como conciliar o templo
de Deus e os ídolos?}

1.21 Mas eles são teu povo e tua herança, os quais  tu tiraste, com grande
poder, das mãos dos egípcios. Crie neles um coração limpo e um espírito
santo e não permita que eles sejam enredados em seus pecados de agora até
a eternidade." 

1.22 E o Senhor disse a Moisés: "Eu conheço a obstinação deles e os seus
pensamentos e sua teimosia [rigidez de pescoço]. Eles não serão obedientes
até que confessem seus próprios pecados e os pecados de seus pais. 

{O discurso do Senhor Deus a partir do (Jub. 1.22-27) parece se referir ao
Milênio de Cristo em paralelo ao tempo da edificação do 1o templo.
Assemelha-se a (Dt 30.6)} 
1.23 E depois disso eles se tornarão a mim em toda a justiça e com todo o
coração e com toda alma, e eu circuncidarei o prepúcio do coração deles e o
prepúcio do coração de seus descendentes. (Dt 30.6) Eu criarei neles um
espírito santo e os purificarei de modo que eles não devem se afastar de mim
daquele dia até a eternidade.

1.24 E as almas deles se unirão a minha e aos meus mandamentos, e eles
cumprirão os meus mandamentos, e eu serei o Pai deles e eles serão meus
filhos.

1.25 E eles serão chamados filhos do Deus vivo. E cada anjo e cada espírito
deverá saber, sim, eles deverão saber que eles são meus filhos, e que Eu sou
o Pai deles em retidão e justiça e que Eu os amo. 

1.26 E tu escrevas para ti mesmo todas estas palavras que eu te declaro
neste monte, da primeira até a última, que deve acontecer por todas as
divisões dos dias na Lei e no testemunho, nas semanas [de anos] e nos
jubileus até a eternidade. Até eu descer e habitar  com eles por toda a
eternidade." 


Mandamento de Deus para a gravação do livro da divisão.

1.27 E ele disse ao anjo da presença [luz]: "Escreva para Moises do início da
criação até a construção de meu santuário entre eles por toda a eternidade. 

1.28 E o Senhor aparecerá aos olhos de todos, e todos saberão que Eu sou o
Deus de Israel e o Pai de todos os filhos de Jacó, e Rei do monte Sião por
toda eternidade. E Sião e Jerusalém serão santos." 

1.29 E o anjo da presença, o qual ia na frente do acampamento de Israel,
pegou as tábuas das divisões dos anos - do tempo da criação - da Lei e do
testemunho das semanas [de anos] e dos jubileus, de acordo com cada ano
individualmente, de acordo com todo o numero dos jubileus, do dia da [nova]
criação quando os céus e a terra devem ser renovados e toda a criação de
acordo com os poderes do céu, e de acordo com toda a criação da terra, até o
Santuário do Senhor que deve ser feito em Jerusalém no Monte Sião, e todas
as luminárias serão renovadas para cura e para paz, para abençoar todos os
eleitos de Israel, e assim pois será [é] daquele dia até a eternidade. 
{Em Jub 1.19 fica aparente que o Santuário do Senhor que a profecia se
refere só será construído após a nova criação, ou a renovação da criação.}

Nenhum comentário: