sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 18 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 18]  
O sacrifício de Isaque.

18.1 E Deus disse a Abraão: "Abraão, Abraão", e ele disse: "Eis me aqui." 

18.2 E Ele [Deus] disse: "Pegue seu amado filho, Isaque, aquele que tu amas,
e vá até as terras altas, e ofereça-o em uma das montanhas a qual eu o
indicarei." 

18.3 E ele levantou-se sedo pela manhã e albardou [colocou sela em] seu
jumento, e levou seus dois rapazes com ele, e Isaque, seu filho, e talharam a
madeira para o holocausto, e ele foi ao local ao terceiro dia, e viu que o lugar
de longe. 

18.4 Foi a um poço de água e disse a seus rapazes:  "Fiquem aqui com os
jumentos, e eu e o menino devemos ir, e depois que  adorarmos nós
voltaremos até vocês."  
18.5 E ele tomou a madeira do holocausto e colocou sobre Isaque seu filho, e
ele tomou em sua mão o fogo [a tocha] e a faca, e foram os dois juntos para o
local. 

18.6 E Isaque disse a seu pai: "Pai" , e ele disse: "Aqui estou eu meu filho." E
ele disse a ele: "Eis o fogo, a faca e a lenha, mas onde está a ovelha para o
holocausto, pai?" 

18.7 E ele disse: "Deus proverá para si mesmo uma ovelha para a oferta, meu
filho. " E ele se aproximou do local na monte de Deus.

18.8 E construiu um altar, e colocou a lenha no altar, e prendeu Isaque seu
filho, e o colocou sobre a lenha que estava sobre o altar, e estendeu a mão
para pegar a faca para matar Isaque, seu filho.

18.9 E eu me pus de pé diante dele, e diante do príncipe Mastema, e o senhor
disse: "Ele não deve machucar o menino, nem fazer nada contra ele, porque
eu mostrei que ele teme ao Senhor."

18.10 E eu o chamei do céu, e disse a ele: "Abraão, Abraão!" e ele estava
com muito medo e disse: "Eis me aqui." 

18.11 E eu disse a ele: "Não machuque o menino, nem faça nada contra ele,
porque agora eu mostrei que tu temes ao Senhor, e não negaste teu filho, teu
primogênito, a mim." 

18.12 E o príncipe Mastema foi envergonhado; e Abraão levantou seus olhos
e olhou, e eis um carneiro preso por seus chifres,  e Abraão foi e tomou o
carneiro e o ofereceu em holocausto [oferta queimada] no lugar de seu filho. 

18.13 E Abraão chamou esse lugar de "O Senhor viu!" [Javé-Yiré] por isso é
dito que o Senhor viu! Este é o Monte Sião. (Gn 22.14)

{À luz de Gênesis 22.14 fica claro que o nome alternativo do Monte Sião é
Monte de Javé-Yiré, que significa "O Senhor viu" ou "O Senhor Verá" ou ainda
como prefiro: "O Senhor proverá!".
Na Bíblia king James, em Gn 22.14 "And Abraham called the name of that
place Jehovahjireh: as it is said {to} this day, In the mount of the LORD it shall
be seen. {Jehovahjireh: that is, The Lord will see, or, provide}"; na versão Católica diz: Abraão chamou a este lugar Javé-yiré, de onde se diz até o dia
de hoje: "Sobre o monte de Javé-Yiré."}

18.14 E o Senhor chamou a Abraão pelo nome uma segunda vez do céu, e
Ele nos fez aparecer e falar com ele em nome do Senhor. 

18.15 E ele disse: "Eu jurei por mim mesmo, disse o Senhor, porque tu fizeste
isso, (sacrifício de Isaque) e não negaste teu filho, teu filho amado, a mim, que
em bênção eu te abençoarei, e em multiplicação eu multiplicarei tua
descendência como as estrelas do céu, e como a areia que da praia. E tua
descendência herdará as cidades de seus inimigos.

{Novamente notamos que o anjo que escreveu o livro  e seus colegas de
mesmo tipo são mandados por Deus a falarem em nome dEle. E falam em 1a
pessoa. Pela boca deles fala a boca de Deus.}

18.16 E em tua descendência serão abençoadas todas  as nações da terra.
Porque tu obedeceste a minha voz, e eu mostrei a todos que tu és fiel a mim
em tudo o que eu te disse. Vá em paz."

18.17 E Abraão retornou a seus rapazes, e eles levantaram-se e foram juntos
a Berseba, e Abraão [2010 A.M.] (Jub 19.1) habitou no poço do Juramento.

18.18 E ele celebrou este festival cada ano sete dias com alegria, e ele o
chamou de Festival do Senhor em comemoração aos sete dias que ele foi e
voltou em paz. 

18.19 E de acordo com isso está escrito nas tábuas  celestes no que diz
respeito a Israel e sua descendência que eles devem observar este festival
sete dias com a alegria do festival.

Nenhum comentário: