sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 25 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 25]  
Rebeca avisa [compromete] a Jacó para que não case com nenhuma mulher
Cananéia, e o abençoa.

25.1 E no segundo ano dessa semana deste jubileu [2109 A.M.] Rebeca
chamou Jacó, seu filho, e falou com ele dizendo: "Meu filho, não tome para ti
uma esposa das filhas de Canaã, como Esaú, teu irmão, que tomou para si
duas esposas das filhas de Canaã, e elas tem amargurado minha alma com
todas as obras imundas delas. Porque todas as obras delas são fornicação e
luxúria, e não ha justiça nelas porque são malignas.

25.2 E eu, meu filho, te amo muitíssimo, e meu coração e minha afeição te
bem dizem a cada hora do dia e vigília da noite.

25.3 E agora, meu filho, ouça a minha voz, e faça a vontade de tua mãe. Não
tome para ti uma esposa das filhas desta terra, mas somente da casa de meu
pai, e dos parentes de meu pai. Tu deves tomar para ti uma esposa da casa
de meu pai, e o Deus Altíssimo te abençoará, e teus filhos serão uma nação
generosa e uma descendência santa."

25.4 E então Jacó falou com Rebeca, sua mãe, e disse a ela: "Eis, mãe, que
eu tenho nove semanas de [63] anos, e eu nunca conheci [tive relações] nem
sequer toquei qualquer mulher, nem noivei com nenhuma, nem mesmo penso
em tomar para mim uma esposa das filhas de Canaã.

25.5 Porque eu me lembro, mãe, das palavras de Abraão, nosso pai, porque
ele me ordenou não tomar esposa das filhas de Canaã, mas tomar para mim
uma esposa da descendência da casa de meu pai e de minha parentela.

25.6 Eu ouvi que filhas nasceram de Labão, teu irmão, e eu tenho preparado
meu coração para elas para tomar uma esposa dentre elas.

25.7 E por esta razão eu me guardei em meu espírito para não pecar e nem
me corromper em todos os meus caminhos todos os dias de minha vida;
Porque no que diz respeito a luxúria e fornicação Abraão, meu pai, me deu muitos mandamentos. 

25.8 E apesar de tudo o que ele me mandou, esses (últimos) vinte e dois anos
meu irmão tem lutado comigo e dito freqüentemente a mim: "Meu irmão, tome
por esposa uma das irmãs de minhas duas esposas." Mas eu recuso fazer
como ele fez.

25.9 Eu juro diante de ti, mãe, que todos os dias de minha vida eu não tomarei
esposa das filhas da descendência de Canaã, e eu não agirei perversamente
como meu irmão fez. 

25.10 Não temas, mãe, estejas certa de que eu farei tua vontade e andarei um
retidão, e não corromperei meus caminhos para sempre."

25.11 Então ela ergueu as mãos para o céu e estendeu os dedos das mãos, e
abriu sua boca e bem disse ao Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra, e ela
deu a Ele graças e louvor.

25.12 E ela disse: "Bem dito seja o Senhor Deus, e que Seu nome santo seja
bem dito para todo o sempre, que me deu Jacó como um filho puro e
descendência santa; porque ele é Teu, e Tua será sua descendência
continuamente e por todas as gerações para sempre.

25.13 Abençoe-o, oh Senhor, e coloque em minha boca as bênçãos de justiça
[verdadeira bênção], para que eu possa abençoá-lo."

25.14 E naquela hora, quando o espírito de justiça  [espírito de verdade]
desceu na boca dela, ela colocou ambas as mãos sobre a cabeça de Jacó e
disse:

25.15 "Bendito sejas tu, Senhor da justiça e Deus das eras. Que Ele te
abençoe (Jacó) além de todas as gerações dos homens.
Que Ele te de, meu filho, o caminho da justiça, e revele justiça a tua
descendência.

25.16 E que Ele faça de teus filhos muitos durante tua vida, e que eles surjam
de acordo com os meses do ano. E que os filhos deles se tornem muitos e
muito além das estrelas do céu, e que seu número seja maior que o da areia
do mar.
 25.17 E que Ele [Deus] lhe dê essa boa terra conforme Ele disse que a daria a
Abraão e sua descendência após ele para sempre. E que eles mantenham-na
como posse para sempre.

25.18 E que eu possa ver nascidos de ti, meu filho, filhos durante a minha
vida. E que uma descendência abençoada e santa seja toda a tua
descendência.

25.19 E porque tu refrigerastes o espírito de tua mãe durante a sua vida, a
barriga daquela que te deu a luz de abençoa, e os meus seios te abençoam e
minha boca e minha língua louva a ti grandemente.

25.20 Cresça e se espalhe sobre a terra, e que tua descendência seja perfeita
na alegria do céu e da terra para sempre; E que tua descendência se alegre, e
que no grande dia da paz que eles tenham paz.

{Jub 25.20 "E que tua descendência se alegre, e que no grande dia da paz
que eles tenham paz." Parece ser uma referência ao Milênio de Cristo.}

25.21 E que teu nome e de tua descendência durem para sempre, e que o
Deus Altíssimo seja o deus deles, e que o Deus da Justiça habite com eles, e
por eles seja seu santuário construído para todas as eras.

25.22 Bendito seja aquele que te abençoar, e toda a carne que te maldizer
falsamente seja amaldiçoada."

25.23 E ela o beijou e disse a ele: "Que o Senhor do Mundo ame a ti como o
coração de tua mãe [te ama] e Sua afeição se alegre em ti e te abençoe." E
ela encerrou as bênçãos.

Nenhum comentário: