sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 28 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 28]  
O Casamento de Jacó com Lia e Raquel. Seus filhos e sua riqueza.

28.1 E ele foi em sua jornada, e veio para as terras do leste, para Labão, o
irmão de Rebeca, e ele estava com ele, e o servia [a Labão] por Raquel, sua
filha, uma semana [de anos].

28.2 E no primeiro ano da terceira semana [2122 A.M.] ele [Jacó] disse a ele:
"Me dê minha esposa, a que pela qual eu te servi por sete anos." e Labão
disse a Jacó: "Eu te darei tua esposa."

28.3 E Labão fez uma festa, e tomou Lia, sua filha mais velha, e a deu a Jacó
por esposa, e a deu Zilpá, empregada dele como sua empregada.

28.4 E ele entrou nela, e eis que ela era Lia. E Jacó ficou irado com Labão e
disse a ele: "Porque tu me fizeste isso? Não te servi eu por Raquel e não por
Lia? Porque me enganaste? Tome tua filha e eu partirei. Porque tu fizeste
maldade contra mim." 

28.5 Porque Jacó amava mais Raquel que Lia, porque os olhos de Lia eram
fracos embora sua forma fosse muito atraente; mas Raquel tinha olhos
bonitos e uma forma muito bonita e atraente. 
28.6 E Labão disse a Jacó: "Não é praticado em nossa terra dar a mais nova
antes da mais velha." (E o anjo fala a Moisés:) E não está certo fazer isso,
porque está ordenado e escrito nas tábuas celestes que ninguém deve dar a
mais nova antes da mais velha; mas a mais velha deve ser dada primeiro e
depois dela a mais nova. E o homem que assim fizer eles atiram culpa sobre
ele do céu, e ninguém é justo se fizer isso, porque sua obra é má diante do
Senhor.

28.7 E tu [Moisés] comande os filhos de Israel para que eles não façam isso.
Que eles não tomem nem dêem a mais nova antes da mais velha, porque isso
é muito mal.

28.8 E Labão disse a Jacó: "Deixe que os sete dias da festa desta passem, e
eu te darei Raquel, mas que tu me sirvas por mais sete anos, que tu pastoreie
minhas ovelhas como tu fizeste na semana anterior."

28.9 E no dia em que passaram os sete dias da festa de Lia, Labão deu
Raquel a Jacó, de modo que ele servisse-o por outros sete anos, e ele deu a
Raquel Bilá, a irmã de Zilpá, como empregada.

28.10 E ele [Jacó] serviu outros sete anos por Raquel, porque Lia tinha lhe
sido dada por nada.

{OBS em (Jub 27.9) "E ele [Jacó] serviu outros sete anos por Raquel, porque
Lia tinha lhe sido dada por nada. "
Como Jacó havia trabalhado sete anos por Raquel e não por Lia, Lia havia
sido dada por nada, ou seja, faltava Jacó trabalhar os próximos sete anos,
não por Raquel, mas como pagamento por Lia.}

28.11 E o Senhor abriu o ventre de Lia, e ela concebeu e deu a luz a um filho
de Jacó, e ele chamou-o pelo nome de Rubem, no décimo quarto dia do nono
mês, do primeiro ano da terceira semana. [2122 A.M.]

28.12 Mas o ventre de Raquel estava fechado, porque o Senhor viu que Lia
era odiada e Raquel amada.

28.13 E novamente Jacó entrou em Lia e ela concebeu e deu a luz a um
segundo filho de Jacó, e ele o chamou pelo nome de Simeão, no vigésimo
primeiro [dia] do décimo mês do terceiro ano dessa semana. [2124 A.M.] 
28.14 E Jacó entrou em Lia e ela concebeu e deu a luz a um terceiro filho, e
ele o chamou pelo nome de Levi, na lua nova do primeiro mês.

28.15 E novamente Jacó entrou nela e ela concebeu e deu a luz a um quarto
filho, e ele o chamou pelo nome de Judá, no décimo quinto [dia] do terceiro
mês, no primeiro ano da quarta semana. [2129 A.M.]

28.16 Por cause de tudo isso Raquel invejava Lia, porque ela não engravidou,
e disse a Jacó: "Me dê filhos." E Jacó disse: "(Por acaso) tenho eu retido de ti
os frutos de teu ventre, (ou) te abandonei eu?" 

28.17 E quando Raquel viu que Lia tinha dado a Jacó quatro filhos, Ruben,
Simeão, Levi e Judá, ela disse a ele: "Entre em Bilá, minha empregada, e ela
conceberá e dará a luz a um filho por mim." 

28.18 (E ela lhe deu Bilá, sua empregada por esposa.) E ele entrou nela e ela
concebeu e deu a luz a um filho. E ele lhe chamou pelo nome de Dan, no
nono [dia] do sexto mês, no sexto ano da terceira semana. [2127 A.M.]
  
27.19 E Jacó entrou novamente em Bilá uma segunda vez e ela concebeu e
deu a luz a um outro filho de Jacó. E Raquel o chamou pelo nome de Naftali,
no quinto [dia] do sétimo mês do segundo ano da quarta semana. [2130 A.M.]

27.20 E quando Lia viu que ela tinha tornado-se estéril e não engravidava ela
invejou Raquel e ela também deu sua empregada Zilpá para Jacó como
esposa, e ela concebeu e deu a luz a um filho, e Lia o chamou pelo nome de
Gade, no décimo segundo do oitavo mês do terceiro ano da quarta semana.
[2131 A.M.]

27.21 E ele entrou novamente nela [Zilpá] e ela concebeu e deu a luz a um
segundo filho, e Lia o chamou pelo nome de Aser, no segundo [dia] do décimo
primeiro mês, no quinto ano da quarta semana. [2133 A.M.]

28.22 E Jacó entrou em Lia e ela concebeu e deu a luz a um filho, e ela o
chamou pelo nome de Issacar, no quarto [dia] do quinto mês do quarto ano da
quarta semana, [2132 A.M.] e ela o deu a uma enfermeira.

{Em Jub 27.22 diz que "e ela o deu a uma enfermeira." referindo-se a Issacar.
Acredito que "enfermeira" se refira a pessoa que substitui a mãe para amamentar quando esta está sem leite suficiente. Em Jub 32.30 vemos que
Debora era enfermeira de Rebeca.}

28.23 E Jacó entrou nela [Lia] novamente e ela concebeu e deu a luz a
gêmeos, um filho e uma filha, e ela chamou o filho pelo nome de Zebulom, e a
filha pelo nome de Diná, no sétimo [dia] do sétimo mês do sexto ano da quarta
semana. [2134 A.M.]

28.24 E o Senhor foi gracioso com Raquel e abriu seu ventre, e ela concebeu
e deu a luz a um filho. E ela o chamou pelo nome de José, na lua nova no
quarto mês do sexto ano da quarta semana. [2134 A.M.]

28.25 E nos dias quando José nasceu Jacó disse a Labão: "Me de minhas
esposas e filhos e deixe-me ir a meu pai Isaque, e me deixe fazer para mim
uma casa. Porque eu completei os anos os quais eu te servi por tuas duas
filhas, e eu irei para a casa de meu pai." (Gn 30.30)

28.26 E Labão disse a Jacó: "Fica comigo por teu salário, e pastoreie meu
rebanho para mim novamente, e receba teu salário."

28.27 E eles concordaram um com o outro que ele [Labão] deveria dar a ele
[Jacó] como seu salário aqueles cordeiros e cabritos que nascessem pretos e
os brancos malhados. (Estes) seriam seu rebanho.

28.28 E todas as ovelhas que eram trazidas, (que eram malhados, salpicados
e negros, diversamente marcados), e  (também todos) os cordeiros que eles
traziam como elas, e todos os que eram malhados (ou salpicados e os
negros) eram de Jacó e aqueles que não eram (malhados nem salpicados
nem negros) eram de Labão. (Gn 30.32)

28.29 E as posses de Jacó se multiplicaram muitíssimo, e ele possuiu bois,
ovelhas, jumentos, camelos, servos e servas.

28.30 E Labão e seus filhos invejaram Jacó, e Labão tomou de volta suas
ovelhas dele, e ele o observou com más intenções.

Nenhum comentário: