sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 26 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 26]  
Jacó se apropria da bênção do primogênito.

26.1 E no sétimo ano desta semana [2114 A.M.] Isaque chamou Esaú, seu
filho mais velho, e disse a ele: "Eu estou velho, meu filho, e eis que meus
olhos estão fracos de visão, e eu não conheço o dia de minha morte.

26.2 E agora tome tuas armas de caça, tua aljava e  teu arco, e saia aos
campos, e cace e me traga, filho meu, e me prepare uma carne saborosa, do modo que minha alma gosta, e traga para mim para que eu coma, e para que
minha alma possa te abençoar (diante do Senhor) antes de eu morrer." (Jub
25.5)

26.3 Mas Rebeca ouviu Isaque falando com Esaú.

26.4 E Esaú saiu cedo para os campos caçar e trazer algo para casa para seu
pai.

26.5 E Rebeca chamou Jacó, seu filho, e disse a ele: "Eis que eu ouvi Isaque,
seu pai, falar com Esaú, seu irmão, dizendo: "Cace para mim, e me faça uma
carne saborosa, e me traga para que eu possa comer e te abençoar diante do
Senhor antes de eu morrer."

26.6 E agora, meu filho, obedeça minha voz no que eu te ordenarei: "Vá ao
teu rebanho e traga-me dois bons cabritos, e eu farei deles carne saborosa
para teu pai, do modo que ele gosta, e tu deves trazê-la a teu pai para que ele
coma e abençoe a ti diante do Senhor antes dele morrer, e que tu possas ser
abençoado."

26.7 E Jacó disse a Rebeca sua mãe: "Mãe, eu não reterei nada que meu pai
venha comer, e que lhe agrade. Eu somente temo, minha mãe, que ele
reconheça minha voz e queira me tocar.

26.8 E tu sabes que eu sou liso, e Esaú, meu irmão  é peludo. E eu serei
considerado por ele como malfeitor. [Como alguém] que fez uma obra que não
lhe foi ordenada. E [temo] que ele fique indignado  comigo, e que eu traga
sobre mim uma maldição e não uma benção."

26.9 E Rebeca, sua mãe, disse a ele: "Seja sobre mim tua maldição. Apenas
obedeça minha voz."

26.10 E Jacó obedeceu a voz de Rebeca, sua mãe, e foi buscar dois bons e
gordos cabritos, e os trouxe para sua mãe, e sua mãe fez deles carne
saborosa [uma refeição] do modo que ele gostava.

26.11 E Rebeca tomou as melhores roupas de Esaú, seu filho mais velho, que
estavam com ela na casa, e ela costurou para Jacó, seu filho mais novo, e ela
pois as peles dos cabritos sobre as mãos dele e sobre as partes expostas do
pescoço. 
26.12 E ela deu a carne e o pão que ela havia preparado nas mãos de seu
filho Jacó.

26.13 E Jacó foi a seu pai e disse: "Eu sou teu filho: Eu tenho feito conforme
tu me pedes. Se aproxime, sente e coma do que eu capturei, pai, que tua
alma possa me abençoar."

26.14 E Isaque disse a seu filho: "Como tu encontraste tão rapidamente, meu
filho?"

26.15 E Jacó disse: "Porque o Senhor teu Deus me fez achar." 

26.16 E Isaque disse a ele: "Venha para perto para que eu possa te sentir,
meu filho, se tu és meu filho Esaú ou não."

26.17 E Jacó se aproximou de Isaque, seu pai, e ele o sentiu e disse:

26.18 "A voz é de Jacó, mas as mãos são de Esaú." E ele não o reconheceu,
porque era uma dispensa do céu para remover seu poder de percepção e
Isaque não o discerniu, porque suas mãos eram peludas como as de seu
irmão Esaú, de modo que ele o abençoou.

26.19 E ele disse: "És tu meu filho Esaú?" e ele disse: "Eu sou teu filho." e ele
disse:

26.20 "Traga para perto de mim para que eu possa comer disso que tu
capturaste, meu filho, para que minha alma possa te abençoar."

26.21 E Isaque, seu pai, disse a ele: "Aproxime-se e me beije, meu filho. " E
ele se aproximou e o beijou. 

26.22 E ele cheirou o cheiro de suas vestes, e ele o abençoou dizendo: "Eis
que o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo abençoado pelo
Senhor.

26.23 Que o Senhor te de do orvalho do céu e do orvalho da terra, e
abundância de milho e azeite. Que nações te sirvam  e povos curvem-se
diante de ti.
 26.24 Sejas senhor sobre teus irmãos, e que os filhos de tua mãe se curvem a
ti. E que todas as bênçãos com as quais o Senhor me abençoou e abençoou
Abraão, meu pai, sejam imputadas a ti e a tua descendência para sempre.
Maldito seja aquele que te amaldiçoar e bendito seja aquele que te abençoar.
"

26.25 E aconteceu, após Isaque terminar de abençoar seu filho Jacó, e Jacó
ter partido de Isaque e se escondido, que Esaú, seu Irmão, entrou voltando de
sua caçada.

26.25 E ele também preparou carne saborosa, e a trouxe a sei pai, e ele disse
a seu pai: "Que meu pai possa se achegar e comer de meu guisado e que sua
alma possa me abençoar."

26.27 E Isaque, seu pai, disse a ele: "Quem és tu?" E ele [Esaú] disse a ele
[Isaque]: "Eu sou teu primogênito, teu filho Esaú.  E eu fiz conforme tu me
ordenaste."

26.28 E Isaque estava muitíssimo espantado e disse: "Quem é aquele que
caçõu e capturou e trouxe-me e eu de tudo comi antes de tu chegar e o
abençoei? Ele foi abençoado e toda descendência dele para sempre!"

26.29 E aconteceu quando Esaú ouviu essas palavras de seu pai Isaque que
ele gritou [chorou] em voz muito alta e lamentosa, e disse a seu pai: "Abençoa
também a mim, pai." 

26.30 E ele disse para ele: "Teu irmão veio com astúcia e tomou tua benção."
E ele disse: "Agora eu sei porque o nome dele é Jacó. Eis que ele me tapeou
essas duas vezes: Ele tomou meu direito de primogenitura, e agora ele tomou
minha benção!"

{Aqui em Jub 26.30 escolhi na tradução o termo "tapeou", visto que é um
engano sem mentira. Um truque que Jacó e Deus aplicaram para fazer a
vontade de Deus pré determinada de que através de Jacó seria a
descendência prometida a Abraão. Notemos que Jacó cuida suas palavras e
não mente. Em inglês estava "supplanted" (suplantou) e em alemão estava
"hat betrogen" (enganou). Notemos que Jacó não rouba o direito de
primogenitura, ele compra. E no truque da benção de Isaque notemos que
Deus havia dito a Isaque que por Jacó seria a descendência prometida, mas
Isaque deixou que sua preferência pessoal por Esaú o levasse a querer Esaú, ou seja, Isaque deixou de ouvir a Deus e quis fazer da maneira Dele. Assim
Deus confundiu Isaque para cumprir, ainda que sem a colaboração de Isaque,
seu plano de trazer a descendência de Abraão por Jacó. Esse evento nos
mostra também que a vontade de Deus é soberana e ainda que lutemos não
podemos contra ela.}

26.31 E ele disse: "Tu reservaste uma benção pra mim, pai?" e Isaque
respondeu a Esaú: "Eis que eu o fiz teu senhor, e toda tua descendência eu
lhe dei por servos, e com abundância de milho, vinho e azeite eu o fortaleci. E
agora o que eu poderia fazer por ti, meu filho?"

26.32 E Esaú disse a Isaque, seu pai: "Tu só tem uma benção, oh pai?
Abençoe a mim também, pai." E Esaú levantou sua voz e chorou.

26.33 E Isaque respondeu e disse a ele: "Eis que longe do orvalho da terra
será tua habitação, e longe do orvalho do céu acima.

26.33 E pela tua espada tu viverás, e tu servirás teu irmão. E acontecerá que
quando tu se tornar grande, e quando for tirado [sacudido] o jugo de teu
pescoço, tu pecarás um completo pecado de morte, e tua descendência será
exterminada da terra." 

26.33 E Esaú passou a ameaçar Jacó por causa de benção que seu pai dera
a ele. [Jacó] E ele [Esaú] disse em seu coração [mente]: "Que venham os dias
do luto de meu pai para que eu possa matar meu irmão Jacó."

Nenhum comentário: