sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 24 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 24]  
Isaac depois da morte de Abraão. Esaú vende sua primogenitura.


24.1 E aconteceu após a morte de Abraão que o Senhor abençoou a seu filho
Isaque, e ele saiu de Hebron e foi e habitou no Poço da Visão mo primeiro
ano da terceira semana deste jubileu [2073 A.M.] por sete anos.

24.2 E no primeiro ano da quarta semana uma fome iniciou-se na terra, [2080
A.M.] além [separada] da primeira fome que aconteceu nos dias de Abraão. 

24.3 E Jacó cozinhou um guisado de lentilhas, e Esaú veio dos campos
faminto. E ele disse a Jacó seu irmão: "Me dê desse guisado de vermelho." E
Jacó disse a ele: "Venda-me teu direito de primogenitura e eu te darei três
pães, e também um pouco desse guisado de lentilha." (Gn 25.30) 

24.4 E Esaú disse em seu coração: "Eu morrerei, de  que me servirá esse
direito de primogenitura?" E ele disse a Jacó: "Eu te darei." 

24.5 E Jacó disse: "Jure-me hoje", e ele [Esaú] jurou a ele [Jacó]. 

24.6 E Jacó deu a seu irmão Esaú pão e lentilha, e  ele comeu até ficar
satisfeito, e Esaú desprezou seu direito de primogenitura; por esta razão o
nome de Esaú foi chamado de Edom, por causa do guisado vermelho que
Jacó o deu por seu direito de primogenitura. (Gn 25.30)

{Segundo George Shodde "mess of grain" parece ser um erro da tradução
Etíope devido a semelhança entre as palavras gregas que significam "mess of
grain" e "red pottage". (George Shodde pp 88)
Segundo os parênteses da Bíblia king James o nome Edom significa
Vermelho.
Na Bíblia King James em Gn 25.30 diz: "And Esau said to Jacob, Feed me, I pray thee, with that same red (pottage); for I (am) faint: therefore was his name
called Edom. (with...: Heb. with that red, with that red pottage)({Edom: that is
Red)"}

24.7 E Jacó se tornou o mais velho, e Esaú decaiu de sua dignidade. 


Estadia de Isaque em Gerar e acordo com Abimeleque.

24.8 E a fome estava sobre a terra, e Isaque saiu para descer até o Egito no
segundo ano desta semana, [2081 A.M.] e foi ao rei dos Filisteus, para (terra
de) Gerar, para (o rei) Abimeleque.

24.9 E o Senhor apareceu e disse a ele: "Não desça ao Egito. Habite na terra
que eu te disser, e peregrina nesta terra, e eu estarei contigo e te abençoarei. 

24.10 Porque para ti e tua descendência eu darei toda esta terra, e eu
estabelecerei meu juramento o qual eu jurei a Abraão seu pai, e eu
multiplicarei tua descendência como as estrelas do  céu, eu darei a teus
descendentes toda essa terra. 

24.11 E em tua descendência serão abençoadas todas  as nações da terra,
porque teu pai obedeceu minha voz, e guardou minha  carga e meus
mandamentos, e minhas leis, e minhas ordenanças, e minha aliança. Agora
obedeça minha voz e habite nesta terra."

24.12 E ele habitou em Gelar três semanas de anos.  [21 anos.] [2080-2101
A.M.] 

24.13 E Abimeleque ordenou a respeito dele e a respeito de todos os dele
dizendo: "Qualquer homem que tocar nele ou no que é dele certamente
morrerá."

24.14 E Isaque se tornava forte entre os Filisteus, e ele tinha muitas posses:
Novilhos [Bois], ovelhas, camelos, jumentos, e um grande numero de servos. 

24.15 E ele semeou na terra dos Filisteus e recolheu o cêntuplo, (100 colhidos
para cada um plantado) e Isaque se tornou muitíssimo grande, e os Filisteus o
invejaram.
 24.16 Agora todos os poços que os servos de Abraão haviam cavado durante
a vida de Abraão, os Filisteus haviam encerrado após a morte de Abraão, e
entulhado-os com terra. 

24.17 E Abimeleque disse a Isaque: "Parta de nós, porque tu és muito mais
poderoso do que nós", e Isaque partiu dali no primeiro ano da sétima semana,
(do quadragésimo terceiro jubileu) [2101 A.M.] e peregrinou nos vales de
Gerar. 

24.18 E eles cavaram novamente os poços de água que os servos de Abraão,
seu pai, haviam cavado e os Filisteus haviam fechado após a morte de
Abraão seu pai, e ele chamou seus nomes (dos poços) pelos nomes que
Abraão seu pai os havia nomeado.

24.19 E os servos de Isaque cavaram um poço no vale, e encontraram água
corrente, mas os pastores de Gerar porfiaram (discutiram) com os pastores de
Isaque dizendo: "A água é nossa." E Isaque chamou o nome do poço
'Perversidade', porque eles foram perversos conosco. 

24.20 E eles cavaram um segundo poço, e eles porfiaram [lutaram] por este
também, e ele o chamou pelo nome de 'Inimizade'. E  ele partiu dali e eles
cavaram um outro poço, e por este eles não porfiaram, e ele o chamou pelo
nome de 'Lar', [Lugar] e Isaque disse: "Agora o Senhor preparou um lar [lugar]
para nós, e nós aumentamos na terra."

24.21 E ele foi de lá para o Poço do Juramento no primeiro ano da primeira
semana do quadragésimo quarto jubileu. [2108 A.M.]

24.22 E o Senhor apareceu a ele naquela noite, na lua nova do primeiro mês,
e disse a ele: "Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas porque eu sou
contigo, e te abençoarei e multiplicarei tua descendência como a areia da
terra, por causa de Abraão, meu servo."

24.23 E ele construiu [reconstruiu] um altar lá, o  qual Abraão seu pai tinha
construído primeiro, e ele clamou ao nome do Senhor, e ele ofereceu
sacrifício ao Deus de Abraão seu pai. 

24.24 E eles cavaram um poço e eles encontraram água corrente. 

24.25 E os servos de Isaque cavaram um novo poço, mas não encontraram água, e eles foram e contaram a Isaque que eles não haviam encontrado
água, e Isaque disse: "Eu jurei, este dia, aos Filisteus que tudo isso nos era
dado. [Eu jurei, este dia, aos Filisteus e esta coisa nos foi anunciada.]"

24.26 E ele chamou aquele lugar pelo nome de Poço do Juramento; porque lá
ele havia jurado a Abimeleque e Auzate, seus companheiros, e a Picol, o
comandante do exército.

24.27 E Isaque sabia que naquele dia sobre constrangimento ele havia jurado
manter a paz com eles.


Isaque amaldiçoa os Filisteus.

24.28 E Isaque naquele dia amaldiçoou os Filisteus e disse: "Malditos sejam
os filisteus no dia de ira e indignação do meio de todas as nações; que Deus
faça-os um escárnio e uma maldição e um objeto de ira e indignação nas
mãos dos pecadores, os Gentios, e nas mãos de Quitim [dos Quititas].

E quem quer que escape da espada de Quitim, [dos Quititas] que a nação dos
justos os extermine em julgamento de debaixo do céu; porque eles serão os
inimigos e adversários de meus filhos pelas gerações deles sobre a terra. 

24.30 E nenhum remanescente será deixado a eles, nenhum será salvo no dia
da ira do julgamento; Porque para a destruição e o extermínio e a expulsão da
terra é toda a descendência dos Filisteus (reservada), E não deve ser deixado
para estes Captorianos [pessoas de Captorim] um nome nem uma
descendência sobre a terra.

24.30 Porque ainda que ele suba ao céu, de lá ele será derrubado. E ainda
que ele faça de si grande sobre a terra, de lá ele será arrancado. E ainda que
ele se esconda entre as nações, ainda de lá ele será exterminado. E ainda
que ele dessa até o Inferno [Sheol], lá também sua condenação será grande,
e lá também ele não terá paz.

24.32 E se ele for aprisionado pelas mão daqueles que buscam sua vida, que
ele seja morto no caminho, e nem nome nem descendentes serão deixados a
ele em toda a terra, porque pela maldição eterna ele será expulso. [mas ele
vai entrar em condenação eterna.]"

 24.33 E assim está escrito e gravado a respeito dele nas tábuas celestes,
para que seja feito com ele no dia do julgamento, de modo que ele seja
exterminado da terra.

Nenhum comentário: