sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 15 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 15]  
Celebração da festa das primícias da colheita. Circuncisão.

15.1 No primeiro ano da quarta semana deste jubileu, [1979 A.M.] no terceiro
mês, no meio do mês, Abram celebrou a festa dos primeiros frutos da colheita
de grãos. 

{Festa dos primeiros frutos - no terceiro mês, no meio do mês.}

15.2 E ele ofereceu ofertas novas sobre o altar, os primeiros frutos da
produção, para o Senhor, uma novilha e uma cabra e  uma ovelha sobre o
altar como holocausto ao Senhor; suas ofertas de primeiros frutos e suas
ofertas de bebidas ele ofereceu sobre o altar com incenso. 

15.3 E o Senhor apareceu a Abram e disse a ele: "Eu sou o Deus Todo
Poderoso. Aprove-se diante de mim e se torne [seja] perfeito. 

15.4 E eu farei uma aliança entre Mim e ti, eu te multiplicarei grandiosamente
[muitíssimo]."

15.5 E Abram deitou com o roto ao chão, e Deus falou com ele e disse:

15.6 "Eis que minha ordenança é contigo, e tu serás pai de muitas nações.

15.7 Teu nome não deve ser mais Abram, mas teu nome de agora em diante
para sempre será Abraão. Porque eu te fiz pai de muitas nações.

15.8 E eu te farei muito grande, e eu te farei em nações, e reis virão de di.

15.9 E eu estabelecerei minha aliança entre Mim e ti e tua descendência após
ti, pelas gerações, uma aliança eterna, de modo que eu serei Deus para ti e
para tua descendência.

15.10 E Eu darei a ti e tua descendência a terra na qual tu és estrangeiro, a
terra de Canaã, que tu venhas a possuí-la para sempre, e eu serei o Deus
deles." 

15.11 E o Senhor disse para Abraham: "E para ti, conserve a minha aliança, tu e tua descendência: e circuncides todo o menino dentre os teus, e circuncide
seu prepúcio, e será isso de sinal de uma aliança eterna entre Mim e ti. 

15.12 E a criança ao oitavo dia tu a deves circuncidar. Todo o menino pelas
gerações, aquele que nascer na casa ou aquele que comprar de algum
estrangeiro, aquele que tu tiver adquirido que não é de sua descendência. 

15.13 Aquele que nascer de tua casa deve certamente ser circuncidado, e
[também] aqueles que tu comprar com dinheiro deve ser circuncidado, e
minha aliança deve estar em tua carne como mandamento eterno. 

15.14 E o menino incircunciso em sua carne, em seu prepúcio ao oitavo dia,
esse deve ser cortado de seu povo, porque ele quebrou minha aliança." 

15.15 E Deus disse a Abraão: "E quanto a sua esposa Sarai, o nome dela não
deve ser mais Sarai, mas Sara deve ser o nome dela. 

15.16 E eu a abençoarei, e te darei um filho por meio dela, e eu o abençoarei,
e ele se tornará uma nação, e reis de nações procederão dele."

15.17 E Abraão prostrou-se sobre seu rosto, e se alegrou, e disse em seu
coração: "Nascerá um filho por meio de um [homem]que tem cem anos de
idade, e Sara, que tem noventa anos de idade, dará a luz?"

15.18 E Abraão disse a Deus: "Que Ismael possa viver diante de ti!"

15.19 E Deus disse: "Sim, e Sara também gerará a ti um filho, e tu deverá
chamá-lo de Isaque, e eu estabelecerei minha aliança com ele, uma aliança
eterna, e para seus descendentes após ele. 

15.20 E quanto a Ismael também lhe ouvirei a respeito dele, e eis que eu o
abençoarei e o farei grande, e o multiplicarei muitíssimo, e ele deverá gerar
doze [12] príncipes, e eu farei dele uma grande nação. 

15.21 Mas minha aliança eu estabelecerei com Isaque, que Sara gerará para
ti, nestes dias, no próximo ano." 

15.22 E ele parou de falar com ele, e Deus subiu de Abraão. 

15.23 E Abraão fez de acordo conforme Deus tinha dito a ele, e ele tomou Ismael seu filho e todo o que havia nascido na casa, e todo aquele que ele
tinha trazido com dinheiro, todo homem [ou menino]  de sua casa, e
circuncidou a carne de seu prepúcio. 

15.24 E no mesmo dia foi Abraão circuncidado, e todo homem de sua casa, e
todos aqueles que ele tinha trazido com dinheiro dos filhos dos estrangeiros
foram circuncidados com ele.

15.25 Essa lei é para todas as gerações para sempre, e não há circuncisão de
dias, e não ha omissão de nenhum dia fora dos oito  dias; porque é um
mandamento eterno, ordenado e escrito nas tábuas celestes. 

15.26 E todo aquele que é nascido, o qual a carne de seu prepúcio não é
circuncidada ao oitavo dia, não pertence aos filhos da aliança que Deus fez
com Abraão, mas aos filhos da destruição; nem há, além disso, qualquer sinal
nele de que ele pertence ao Senhor, mas (ele se destinará) a ser destruído e
morto na terra, e será exterminado da terra, porque ele quebrou a aliança do
Senhor nosso Deus. 

15.27 Porque todos os anjos da presença e todos os anjos da santificação são
dessa natureza [São santos por natureza] , desde o dia da criação deles, e na
presença dos anjos da presença e dos anjos da santificação Ele santificou
Israel, de modo que eles deveriam estar com Ele e com seus santos anjos.

15.28 E tu comandes os filhos de Israel de modo que observem os sinais
dessa aliança pelas gerações como uma eterna ordenança, e eles não serão
exterminados da terra.

15.29 Porque esse comando é ordenado para a aliança, de modo que eles
devem observá-lo para sempre entre todos os filhos de Israel.


Deus escolhe Israel como seu povo.

15.30 Para Ismael e seus filhos e seu irmão Esaú, o Senhor não fez que se
aproximassem Dele, e Ele não os escolheu por serem  filhos de Abraão,
porque Ele os conhecia, mas Ele escolheu Israel para ser seu povo. 

15.31 E Ele a santificou, e a apanhou do meio dos filhos dos homens; porque
existem muitas nações e muitos povos, e todos são Dele, e sobre todos Ele colocou espíritos com autoridade para desviá-los Dele.

15.32 Mas para Israel ele não apontou nenhum anjo ou espírito, porque Ele
somente é seu governante, e Ele os preservará e os  requerirá das mãos de
seus anjos e Seus espíritos, e das mãos de todos os seus poderes de modo
que Ele os preserva e abençoa, e de modo que eles sejam Seus e Ele seja
deles de agora e para sempre.

15.33 E agora eu anuncio a ti que os filhos de Israel não se manterão fiéis a
esta ordenança, e não circuncidarão seus filhos de  acordo com essa lei;
porque na carne de sua circuncisão eles omitirão a circuncisão de seus filhos,
e todos eles, filhos de Beliar, deixarão seus filhos incircuncisos do modo como
nasceram. 

{Beliar ou Belial. Demônio de grande autoridade ou o próprio satanás. O nome
em grego é Beliar embora alguns tradutores insistam com Belial.}

15.34 E eles serão grande motivo de ira do Senhor contra os filhos de Israel
porque eles abandonaram Sua aliança e se desviaram  de Sua palavra, e
provocaram e blasfemaram, do mesmo modo como não obedeceram a ordem
dessa lei; Porque eles trataram seus membros como os Gentios, de modo que
eles devem ser espalhados e exterminados da terra.  E não haverá mais
remissão ou perdão a eles [de modo que sejam remidos ou perdoados] de
todos os pecados desse erro eterno.

Nenhum comentário: