sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 14 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 14]  
A Aliança do Senhor Javé[Jeová] com Abraão.

14.1 Depois dessas coisas, no quarto ano dessa semana, na lua nova do
terceiro mês, a palavra do Senhor veio a Abram em um sonho dizendo: "Não
temas, Abram. Eu sou teu defensor e tua recompensa será grandiosa." 

14.2 E ele disse: "Senhor, Senhor, o que tu me darás, visto que eu sigo sem
filhos, e o filho de Maseq, o filho de minha serva é Dammasek Eliezer e ele
será meu herdeiro e tu não me deste nenhum descendente." (Gn 15.2)

14.3 E Ele [Deus] disse a ele: "Esse [Eliezer] não  será seu herdeiro, mas
aquele que sairá de tuas próprias entranhas; ele será seu herdeiro." 

14.4 E Ele o trouxe para fora e disse a ele: "Olhe  para o céu e conte as estrelas se tu puderes contá-las." 

14.5 E ele olhou em direção ao céu, e contemplou as estrelas. E Ele [Deus]
disse pra ele: "Assim será sua descendência." 

14.6 E ele [Abram] creu no Senhor, e foi computado para ele como justiça.

14.7 E Ele [Deus] disse a ele: "Eu sou o Senhor que te trouxe de Ur dos
Caldeus para te dar a terra dos Cananeus para possuí-la para sempre. E Eu
serei Deus a ti e a tua descendência." 

14.8 E ele disse: "Senhor, Senhor, como saberei que eu herdarei (tudo isso)?"

14.9 E Ele [Deus] disse a ele: "Traga-me uma novilha de três anos, e uma
cabra de três anos, e uma ovelha de três anos, e uma rolinha, e um pombo." 

14.10 E ele trouxe todos eles no meio do mês e eles habitaram no Carvalho
de Moré [Carvalho de Mamre], que é próximo de Hebron. 

14.11 E ele construiu lá um altar, e sacrificou todos esses [animais], e ele
derramou o sangue deles sobre o altar, e os dividiu no meio, e os deitou (as
partes) uma de frente para outra; mas as aves ele não dividiu. 

14.12 E aves desceram sobre as partes, e Abram as espantou, e não deixou
que as aves os tocassem. 

14.13 E aconteceu que, quando o sol se pôs, que um  êxtase caiu sobre
Abram e eis que um pavor da grande escuridão caiu sobre ele, e foi dito a
Abram: "Saiba que com certeza a tua descendência será peregrina em uma
terra que não é dela, e eles devem levá-los cativos, e afligi-los quatrocentos
[400] anos. (Gn 15.13)

14.14 E a nação que os mantiver cativos eu a julgarei, e depois disso eles
devem sair bastante abonados. 

14.15 E tu deve se juntar a seus pais [morrer] em paz, e ser enterrado em boa
velhice.

14.16 Mas na quarta geração eles devem voltar para cá; porque a iniqüidade
dos Amorreus ainda não está completa."  
14.17 E ele acordou de seu sono, e ele levantou-se, e o sol tinha se posto; e
havia uma chama e eis que uma fornalha fumassava, e uma chama de fogo
passou entre as partes [do sacrifício]. 

14.18 E naquele dia o Senhor fez uma aliança com Abram dizendo: "Para
seus descendentes eu darei esta terra, do rio do Egito até o grande rio, o rio
Eufrates. Os Kenitas, os Kenizzitas, os Kadmonitas, os Perizzitas, os Refaim
[Refaítas], os Pharoquitas, os Hivitas, os Amoritas, os Cananitas, os
Girgashitas, e os Jebusitas. 

14.19 E o dia passou, e Abram ofereceu as partes e as aves e suas ofertas de
frutas, e suas ofertas de bebidas, e o fogo as devorou. 

14.20 E naquele dia nós fizemos aliança com Abram, do mesmo modo como
tínhamos feito aliança com Noé neste mês. E Abram renovou o festival e a
ordenança para si mesmo para sempre.

Hagar dá à luz a Ismael para Abram.

14.21 E Abram alegrou-se, e contou todas essas coisas para Sarai sua
esposa, e ele creu que ele teria uma herança, mas ela não suportou. [não
creu] 

14.22 E Sarai aconselhou a seu marido Abram, e disse a ele: "Vá com Hagar,
minha serva egípcia: talvez seja que eu lhe traga descendentes por meio
dela."

14.23 E Abram seguiu a voz de Sarai sua esposa e disse para ela: "Irei." E
Sarai tomou Hagar, sua serva egípcia, e a deu a Abram, seu marido, para ser
sua esposa. 

14.24 E ele foi a ela, e ela concebeu e deu a luz a um filho, e ele o chamou
pelo nome de Ishmael, no quinto ano dessa semana [1965 A.M.]; e esse era o
octagésimo sexto [86] ano da vida de Abram. (Gn 16.16)

{Na Versão King James da Bíblia temos: (Gn16.16) "And Abram {was}
fourscore and six years old, when Hagar bare Ishmael to Abram." O que nos
mostra que cada score de anos vale 20 anos.}

Nenhum comentário: