sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 41 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 41]  
Judá pratica incesto com Tamar, seu remorso e arrependimento.

41.1 No quadragésimo quinto jubileu, na segunda semana, no segundo ano,
[2165 A.M.] Judá tomou para seu primogênito Er uma esposa das filhas de
Arã chamada Tamar.

41.2 Mas ele a desprezou e não se deitou com ela, porque sua mãe era das
filhas de Canaã, e ele queria tomar para si uma esposa da parentela de sua
mãe, mas Judá, seu pai, não o permitia.

41.3 E este Er, o primogênito de Judá, era maligno e o Senhor o matou.

41.4 E Judá disse para Onan, seu irmão: "Entre na esposa de teu irmão e
exerça a obrigação do irmão do marido nela, e gere uma descendência para
teu irmão."

41.5 Mas Onan sabia que a descendência não seria sua, mas de seu irmão
somente, e ele foi a casa da esposa de seu irmão e espalhou a semente no
chão, e ele foi maligno aos olhos do Senhor, e Ele o matou.

41.6 E Judá disse a Tamar, sua nora: "Permaneça na casa de teu pai como uma viúva até Shelá, meu filho, crescer e eu te darei a ele por esposa."

41.7 E ele [Shelá] cresceu, mas Bedsuel, esposa de Judá, não permitiu que
seu filho Shelá casasse. E Bedsuel, esposa de Judá, morreu no quinto ano
dessa semana. [2168 A.M.]
 
41.8 E no sexto ano Judá levantou-se para tosquiar suas ovelhas em Timnah.
[2169 A.M.]
 
41.9 E eles disseram a Tamar: "Eis que teu sogro vai para Timnah para
tosquiar as ovelhas dele." E ela tirou suas roupas de viúva, e vestiu um véu, e
se adornou, e sentou-se no portão ao lado do caminho para Timnah.

41.10 E quando Judá estava indo ele a encontrou, e pensou que ela era uma
prostituta, e ele disse a ela: "Deixe-me entrar em  ti"; e ela disse a ele para
entrar, e ele entrou.

41.11 E ela disse a ele: "Dê-me meu pagamento." e ele disse a ela: "Eu não
tenho nada em minhas mãos salvo meu anel que está em meu dedo, e meu
colar, e meu cajado que está em minha mão."

41.12 E ela disse a ele: "Dê-os a mim até que tu me envies meu pagamento."
E ele disse a ela: "Eu lhe enviarei um cabrito." E  ele os deu a ela, e ela
concebeu [engravidou] dele.

41.13 E Judá foi até seu rebanho, e ela foi para a casa do pai dela.

41.14 E Judá enviou um cabrito pelas mãos do seu pastor, um Adulamita, e
ele não a encontrou; e ele perguntou para as pessoas do lugar dizendo:
"Onde esta a prostituta que estava aqui?" E eles disseram a ele: "Não ha
nenhuma prostituta aqui conosco."

41.15 E ele retornou e o informou, e disse a ele que ele não a encontrara: "Eu
perguntei para as pessoas do lugar, e eles disseram a mim, não há prostituta
aqui." E ele disse: "Deixemos que ela fique (com as coisas) para que não nos
tornemos causa de escárnio." 

41.16 E quando ela completou três meses ficou manifesto que ela estava
grávida, e eles disseram a Judá dizendo: "Eis que Tamar, tua nora, está
grávida de adultério!" 
41.17 E Judá foi a casa do pai dela e disse ao pai  dela e a seus irmão:
"Tragam-na para fora e deixem-nos queimá-la, porque ela trouxe imundície
para Israel!" 

41.18 E aconteceu quando eles a trouxeram para fora que ela enviou a seu
sogro o anel, o colar e o cajado dizendo: "Discirna de quem são estes, porque
dele estou grávida." 

41.19 E Judá percebeu e disse: "Tamar é mais justa de que eu, portanto não
iremos queimá-la." 

41.20 E por esta razão ela não foi dada a Shelá, e ele não mais se achegou a
ela

41.21 E depois disso ela deu a luz a dois filhos, Perez e Zerá, no sétimo ano
desta segunda semana. [2170 A.M.]
 
41.22 E então os sete anos de abundância foram completos, dos quais José
falou ao Faraó.

41.23 E Judá percebeu que a obra que ele havia praticado era má, porque ele
havia se deitado com sua nora, e ele estimou isto odioso a seus olhos, e ele
percebeu que ele tinha transgredido e se desviado,  porque ele havia
descoberto a saia de seu filho, e ele começou a lamentar e a suplicar diante
do Senhor por sua transgressão.

41.24 E nós [Anjos] o contamos em um sonho que isto lhe estava perdoado
porque ele suplicou fervorosamente, e não mais cometeu isto. 

41.25 E ele recebeu perdão porque ele virou-se de seu pecado e de sua
ignorância, porque ele transgrediu grandemente diante de nosso Deus; e cada
um que age assim, cada um que se deita com sua nora, que seja queimado
no fogo e que queime nela, porque é imundície e poluição sobre ele, que eles
o queimem no fogo.

41.26 E tu [Moisés] comande os filhos de Israel para que não aja imundície
entre eles, porque cada um que deitar-se com sua nora ou com sua sogra
praticou imundície; deixe-os queimar no fogo o homem que se deitou com ela,
e da mesma forma a mulher, e Ele [Deus] desviará a ira e punição de Israel. 
41.27 E em Judá nós dissemos que seus dois filhos não se deitaram com ela,
e por esta razão a descendência dele foi estabelecida pelo sexo oposto (uma
filha de Judá) [por uma segunda geração], e não será exterminada.

41.28 Porque em uma singularidade de olhar [piedade] ele buscou pela
punição, nominalmente, de acordo com a Lei [os juízos] de Abraão, a qual ele
havia ordenado a seus filhos, Judá tinha procurado queimá-la com fogo. [eles
procuraram queimar Judá com fogo.]

{Nesta parte o texto de Charles diz: “ele (Judá) tinha procurado queimá-la com
fogo.” Mas a versão de Erich Weidinger diz: “eles procuraram queimá-lo
(Judá) com fogo.” Trata-se de uma dificuldade da tradução do Etíope. Acredito
que faça mais sentido a versão de Charles neste caso.}

Nenhum comentário: