sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 12 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 12]  
Abraão tenta converter seu pai.  A família de Terá.  Abraão queima os ídolos.
morte de Arã.

12.1E aconteceu que na sexta semana, no sétimo ano, [1904 A.M.] Abram
disse a Terá seu pai: "Pai!" 

12.2 E ele disse: "Eis que eu estou aqui meu filho." E ele disse: "Que ajuda ou
benefício nós temos desses ídolos os quais tu adoras, e diante dos quais tu te
curvas?

12.3 Porque não ha nenhum espírito neles, porque eles são formas mudas, e
um engano ao coração. Não os adore!

12.4 Adore ao Deus do céu, que faz a chuva e o orvalho descer sobre a terra
e faz tudo sobre a terra, e criou tudo por sua palavra, e todo ser vivente está
diante de sua face. 

12.5 Porque tu adoras a coisas que não tem nenhum espírito nelas? Porque elas são trabalhos das mãos (dos homens), e sobre seus ombros tu as
carregas, e tu não recebes nenhuma ajuda delas, mas elas são grande motivo
de vergonha a aqueles que a fazem, e um engano ao coração daqueles que
as adoram. Não as adore!" 

12.6 E seu pai disse a ele: Eu também sei disso, meu filho, mas o que farei eu
das pessoas que me fizeram servir diante deles?

12.7 Se eu contá-los a verdade, eles me matarão; porque a alma deles une-se
a eles para adorarem-nos e honrarem-nos. mantenha o silêncio, meu filho,
senão eles te matarão." 

12.8 E essas palavras ele [Abram] falou a seus dois irmãos, e eles ficaram
bravos com ele e ele manteve silêncio. 

12.9 E no décimo quarto jubileu, na segunda semana, no sétimo ano, [1925
A.M.] Abram tomou para si uma esposa, e o nome dela era Sarai, a filha de
seu pai, e ela se tornou sua esposa. 

12.10 E Arã, seu irmão, tomou para si uma esposa no terceiro ano dessa
semana, [1928 A.M.] e ela deu a luz a um filho no sétimo ano dessa semana,
[1932 A.M.] e ele o chamou pelo nome de Ló. 

{(Jub 12.9-10) Sarai, futura Sara era Irmã por parte de Pai de Abram, futuro
Abraão. Por isso Abraão quando encontrou-se com o faraó e com medo de
ser morto disse ao faraó que Sara era sua Irmã.}

12.11 E Nahor, seu irmão, tomou para si uma esposa.

12.12 E no décimo sexto ano da vida de Abram, ou seja, na quarta semana,
no quarto ano [1936 A.M.] Abram chegou a noite e queimou a casa dos ídolos,
e ele queimou tudo o que havia na casa e ninguém soube. 

12.13 E eles levantaram durante a noite na tentativa de salvar seus deuses do
meio do fogo. 

12.14 A Arã se apressou para salva-los, mas o fogo queimou sobre ele, e ele
foi queimado pelo fogo, e ele morreu em Ur dos Caldeus antes de Terá seu
pai, e eles o sepultaram em Ur dos Caldeus.
 12.15 E Terá saiu de Ur dos Caldeus, ele e seus filhos, para irem para a terra
do Líbano e para a terra de Canaã, e ele habitou na terra de Arã, e Abram
habitou com Terá seu pai em Arã duas semanas de anos. 


Família de Tharahs em Arã. Experiências de Abraão lá; e sua viajem para
Canaã.

12.16 E na sexta semana, no quinto ano, [1951 A.M.] Abram sentou-se
durante toda a noite na lua nova do sétimo mês e observou as estrelas do
anoitecer até o amanhecer, para saber como seria o  ano com relação as
chuvas, e ele estava sozinho enquanto sentava e observava. 

12.17 E uma palavra veio ao seu coração e disse: "Todos os sinais das
estrelas, e os sinais da lua e do sol estão todos nas mãos do Senhor. Porque
eu (os) procuro?

12.18 Se Ele deseja, Ele faz chover de manhã e a tarde. E se Ele deseja Ele
segura [a chuva]. E todas as coisas estão em suas mãos."

12.19 E ele orou naquela noite e disse: "Meu Deus, meu Deus Altíssimo, Tu
somente é meu Deus, e Tu e Teu domínio eu escolhi. E tu criaste todas as
coisas, e todas as coisas são obra de tuas mãos.

12.20 Livra-me das mãos dos espíritos malignos que  tem domínio sobre os
pensamentos dos corações dos homens, e não os deixe me desviar de ti, meu
Deus. E estabeleça a mim e minha descendência para sempre de modo que
nós não nos desviemos a partir de agora e para sempre. "

12.21 E ele disse: "Devo retornar para Ur dos Caldeus que buscam minha
face? Poderia eu voltar a eles? Ou devo ficar aqui  neste lugar? Que o
caminho certo diante de Ti prospere nas mãos de Teu servo de modo que ele
possa completá-lo e que eu não caminhe no engano de meu coração, oh meu
Deus."

12.22 E ele parou de falar e orar, e eis que a palavra do Senhor foi enviada a
ele através de mim dizendo: "Saia de tua terra, de tua parentela e da casa de
teu pai para uma terra que eu lhe mostrarei, e eu farei de ti uma nação grande
e numerosa.
 12.23 E eu te abençoarei e farei teu nome grande, e tu deverá ser abençoado
na terra, e por ti todas as famílias da terra serão abençoadas, e eu abençoarei
os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.

12.24 E eu serei Deus para ti e para seus filhos, e para seu netos,e para toda
sua descendência. Não temas, porque de agora em diante e por todas as
gerações eu serei teu Deus." 

12.25 E o Senhor Deus disse: "Abra a boca e os ouvidos dele, para que ele
possa ouvir e falar com sua boca, com o idioma que  tem sido revelado";
Porque havia cessado das bocas de todos os filhos dos homens desde o dia
da derribada (da torre de Babel).

Hebraico: O idioma da criação.

12.26 E eu abri a boca dele e seus ouvidos e seus lábios, e eu comecei a falar
com ele em Hebraico, o idioma da criação. 

12.27 E ele pegou os livros de seus pais, e estes eram escritos em Hebraico,
e ele os traduziu, e ele começou a estudá-los, e eu fiz conhecido a ele aquilo
que ele não conseguia (entender), e ele estudou-os  durante seis meses
chuvosos.

12.28 E aconteceu que no sétimo ano da sexta semana [1953 A.M.] que ele
falou com seu pai e o informou que ele deixaria Arã para ir conhecer a terra de
Canaã e retornaria a ele.

12.29 E Terá, seu pai, disse a ele: "Vá em paz: Que o Deus eterno faça do
seu caminho reto. E o Senhor [seja contigo e] te proteja de todo o mal, e
conceda a ti graça, misericórdia e favor diante daqueles que verem a ti, e que
nenhum filho dos homens tenha poder sobre ti para te fazer mal. Vá em paz.

12.30 E se tu veres uma terra agradável a teus olhos para nela habitar, então
depois leve-me a ti, e leve Ló contigo, o filho de  Arã, seu irmão como teu
próprio filho: Que o Senhor seja contigo. 

12.31 E Nahor teu irmão deixe-o comigo até que retornes em paz, e iremos
contigo todos juntos."

Nenhum comentário: