sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 31 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 31]  
Jacó viaja de Betel para Hebron. Isaque abençoa Levi e Judá.


31.1 E na lua nova do mês Jacó falou com todos de sua casa dizendo:
"Purifiquem-se e troquem suas vestes, e vamos levantar (acampamento) e
subir para Betel, onde eu fiz um voto com Ele [Deus] no dia em que eu fugi da
face de Esaú, meu irmão, porque Ele [Deus] esteve comigo e me trouxe para
esta terra em paz. E se afastem dos deuses estranhos que existem entre
vocês!"

31.2 E eles desistiram dos deuses estranhos. Os que estavam em sua orelhas
e os que estavam em seus pescoços e os ídolos que Raquel havia roubado
de Labão, seu pai, e ela deu tudo a Jacó. E ele os queimou e os quebrou em
pedaços e os destruiu, e os escondeu debaixo de um  carvalho na terra de
Siquém.

31.3 E ele subiu na lua nova do sétimo mês para Betel. E ele construiu um
altar no lugar que ele havia dormido, e ele ergueu um pilar lá, e ele enviou
uma mensagem para seu pai Isaque [dizendo] que ele viria para o sacrifício, e
enviou também (a mensagem) para sua mãe Rebeca.

31.4 E Isaque disse: "Deixe meu filho vir, e deixe-me vê-lo antes de eu
morrer."

31.5 E Jacó foi até seu pai Isaque e até sua mãe Rebeca, para a casa de seu
pai Abraão, e ele trouxe dois de seus filhos com ele, Levi e Judá, e ele veio a
seu pai Isaque e a sua mãe Rebeca.

31.6 E Rebeca veio da torre para a frente para beijar Jacó e abraçá-lo; porque
seu espírito havia se reanimado quando ela ouviu dizer: "Eis que Jacó seu filho chegou." e ela o beijou.

31.7 E ela viu os dois filhos dele, e os reconheceu, e disse pra eles: "São
estes teus filhos, meu filho?" E ela os abraçou e os beijou, e os abençoou
dizendo: "Em vocês a descendência de Abraão se tornará ilustre, e vocês
provarão benção sobre a terra."

31.8 E Jacó adentrou para Isaque, seu pai, para a câmara onde ele estava
deitado, e seus dois filhos estavam com ele, e ele tomou a mão de seu pai, e
abaixando-se o beijou. E Isaque agarrou o pescoço de Jacó, seu filho, e
chorou sobre o seu pescoço.

31.9 E a escuridão deixou os olhos de Isaque, e ele viu os dois filhos de Jacó:
Levi e Judá. E ele disse: "São estes teu filhos, meu filho?" Porque ele são
parecidos contigo."

31.10 E ele disse pra ele que eles eram verdadeiramente seu filhos: "E tu
verdadeiramente vistes que eles são verdadeiramente meus filhos."

31.11 E eles se aproximaram dele, e ele se virou e  os beijou e abraçou a
ambos juntos.

31.12 E o espírito da profecia desceu sobre a boca dele, e ele tomou Levi pela
sua mão direita e Judá pela sua esquerda.

31.13 E ele virou-se para Levi primeiro, e começou a abençoá-lo primeiro, e
disse a ele: "Que o Deus de Tudo, o Deus de todas as eras, te abençoe e a
teus filhos por todas as eras.

31.14 E que o Senhor de a ti e a tua descendência grandiosidade e grande
glória, e faça que ti e tua descendência, dentre toda a carne, se aproxime
Dele para servi-lo no Seu santuário como os anjos da presença e como os
santos. E como eles seja a descendência de teus filhos para glória e
grandiosidade e santidade, e que Ele os faça grandes por todas as eras.

31.15 E eles serão juízes e príncipes, e chefes de todos os descendentes de
Jacó. Eles devem falar a palavra do Senhor em justiça, e eles devem
proclamar [julgar, praticar] todos os Seus juízos em justiça. E ele devem
anunciar meus caminhos a Jacó e minhas veredas a Israel. A benção do
Senhor será dada as vossas bocas para abençoar toda a descendência dos amados.

31.16 Tua mãe te chamou pelo nome de Levi, e ela acertou na escolha de teu
nome. Tu estará junto ao Senhor e será companheiro dos filhos de Jacó. Que
a mesa Dele [de Deus] seja tua [mesa], e que tu e teus filhos comam nela. E
que tua mesa seja farta em todas as gerações, e que tua comida não falte em
todas as eras.

31.17 E que todos os que te odeiam caiam diante de  ti, e que todos os teus
adversários sejam exterminados e pereçam. E bendito seja aquele que te bem
diz, e maldita seja toda nação que te maldizer."

31.18 E para Judá ele disse: "Que o Senhor te dê força e poder para atropelar
todos os que te odeiam; Um príncipe tu serás, tu e um dos teus filhos, sobre
(todos) os filhos de Jacó; Que teu nome e o nome de teus filhos avancem e
atravessem toda a terra e região. Então os Gentios  temerão diante de tua
face, e todas as nações tremerão [e todos os povos tremerão].

31.19 Em ti será o socorro de Jacó, e em ti se achará a salvação de Israel.

31.20 E quando tu te assentares no trono de honra da tua justiça haverá
grande paz para todos os descendentes dos filhos dos amados; Bendito seja
aquele que te abençoar, e todo o que te odiar e te afligir e te maldizer seja
exterminado e destruído da terra e seja amaldiçoado."

{Em Jub 31.18-19 temos profecias sobre a segunda vinda do Rei Jesus.
Quando Isaque profetizando diz: "Que teu nome e o nome de teus filhos
avancem e atravessem toda a terra e região. Então os Gentios temerão diante
de tua face, e todas as nações tremerão [e todos os povos tremerão]. Em ti
será o socorro de Jacó, e em ti se achará a salvação de Israel." e "E quando
tu se assentares no trono de honra da tua justiça haverá grande paz para
todos os descendentes dos filhos dos amados;"}

31.21 E virando-se ele o beijou novamente e o abraçou, e se alegrou
grandemente; porque ele verdadeiramente havia visto os filhos de seu filho
Jacó.

31.22 E ele (Judá?) saiu de entre seus pés e se prostrou e se curvou a ele
[Isaque], e ele [Jacó] os abençoou e descansou lá com Isaque seu pai
naquela noite, e eles comeram e beberam com alegria.  
31.23 E ele [Isaque] fez os dois filhos de Jacó dormirem, um na sua direita e o
outro na sua esquerda, e isso lhe foi contado como justiça.

31.24 E Jacó contou a seu pai tudo durante a noite como o Senhor havia o
mostrado grande misericórdia, e como Ele o havia prosperado em todos os
seus caminhos e o protegido de todo o mal.

31.25 E Isaque bem disse ao Deus de seu pai Abraão, que não reteve sua
misericórdia e sua justiça dos filhos de seu servo Isaque.

Rebeca muda-se com Jacó para Betel.

31.26 E pela manhã Jacó contou a seu pai Isaque sobre o voto que ele tinha
feito ao Senhor, e (sobre) a visão que ele tinha visto, e que ele tinha
construído um altar, e que tudo estava pronto para  o sacrifício a ser feito
diante do Senhor da forma como ele tinha feito o voto, e que ele tinha vindo
para montá-lo num jumento.

21.27 E Isaque disse a Jacó, seu filho: "Eu não sou capaz de ir contigo,
porque eu sou velho e não sou capaz de suportar o caminho. Vá, meu filho,
em paz; porque eu tenho cento e sessenta anos de idade. Eu não sou mais
capaz de viajar. Monte tua mãe (num jumento) e que ela vá contigo.

31.28 E eu sei, meu filho, que tu vieste por minha causa, e que este dia seja
bem dito no qual tu me viste com vida, e eu também te vi, meu filho.

31.29 Que tu prosperes e cumpras o voto que tu fizestes, e não descartes teu
voto, para que tu não sejas chamado por ter tocado no voto, agora pois se
apresse em cumpri-lo, e que Ele [Deus] se alegre, aquele que fez todas as
coisas para o qual tu fizeste o voto."

31.30 E ele disse a Rebeca: "Vá com Jacó, teu filho." E Rebeca foi com Jacó,
seu filho, e Deborah com ela, e eles foram para Betel.

31.31 E Jacó lembrou-se da oração com a qual seu pai o havia abençoado a
ele a seus dois filhos, Levi e Judá, e ele se alegrou e bem disse a ao Deus de
seus pais, Abraão e Isaque.

31.32 E ele disse: "Agora eu sei que tenho uma esperança eterna, e também meus filhos, diante do Deus de tudo." E assim está  ordenado no que diz
respeito aos dois, e eles gravaram para testemunho  eterno nas tábuas
celestes como Isaque os abençoou.

Nenhum comentário: