sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 22 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 22]  
Isaque, Ismael e Jacó pela última vez diante de Abraão. A Oração de Abraão.

22.1 E aconteceu na primeira semana no quadragésimo quarto jubileu, no
segundo ano, [2109 A.M.] que é o ano no qual morreu Abraão, que Isaque e
Ismael vieram para o Poço do Juramento para celebrar a festa das semanas,
que é a festa dos primeiros frutos da colheita, a Abraão, pai deles, e Abraão
alegrou-se porque seus filhos tinham vindo. 

22.2 Porque Isaque tinha muitas posses em Berseba,  e Isaque estava
acostumado a ver suas posses e retornar a seu pai. 

22.3 E naqueles dias Ismael veio ver o pai dele, e eles dois vieram juntos, e
Isaque ofereceu um sacrifício de holocausto [oferta queimada], e o apresentou
no altar de seu pai, que ele [Abraão] havia construído em Hebrom. 

22.4 E ele ofertou uma oferta de agradecimento e fez uma festa de alegria
diante de Ismael, sei irmão. E Rebeca fez bolos novos dos grãos novos, e os
deu a Jacó, seu filho, para levá-los a Abraão, seu pai, dos primeiros frutos da
terra, para que ele comesse e bem dissesse ao Criador de todas as coisas
antes de morrer.

22.5 E também Isaque enviou, pelas mãos de Jacó, a Abraão uma oferta de
agradecimento [oferta pacífica], que ele pudesse comer e beber.

22.6 E ele comeu e bebeu, e bem disse ao Deus Altíssimo, que criou o céu e
a terra, que fez todas as coisas com gordura [em abundância] da terra, e as
deu aos filhos dos homens para que eles pudessem comer e beber e bem
dizer seu Criador.

22.7 "E agora eu Te agradeço, meu Deus, porque Tu me fizeste ver este dia:
Eis que eu tenho um cento e três escores e quinze anos, um homem velho e
repleto de dias, e todos os meus dias me foram de paz. 

22.8 A espada do inimigo não me derrotou em tudo o que Tu deste a mim e a
meus filhos todos os dias de minha vida até este dia. 

22.9 Meu Deus, que Tua misericórdia e Tua paz seja sobre teu servo, e sobre
a descendência de seus filhos, que eles possam ser a Ti uma nação escolhida
e uma herança de entre todas as nações da terra de agora e por todos os dias
das gerações da terra, por todas as eras."

 As últimas palavras de Abraão para Jacó. Bênção sobre Jacó.

22.10 E ele chamou Jacó e disse: "Meu filho Jacó, que o Deus de tudo o
abençoe e o fortaleça para fazeres justiça, e Sua vontade diante Dele, e que
Ele possa escolher a ti e tua descendência para que vocês se tornem um
povo para Sua herança de acordo com a Sua vontade sempre. E tu, meu filho
Jacó, aproxime-se e me beije."

22.11 E ele se aproximou e o beijou, e ele disse: "Bendito seja meu filho Jacó
e todos os filhos do Deus Altíssimo em todas as eras. Que Deus lhe de uma
descendência de justiça. E que alguns de seus filhos Ele santifique no meio
de toda a terra. Que as nações sirvam a ti, e que todas as nações se curvem
diante de teus descendentes.

{(Jub 22.11) "...E que alguns de seus filhos Ele santifique no meio de toda a
terra.  ...e que todas as nações se curvem diante de teus descendentes."
Essa e outras bênçãos de Abraão se cumprirão por completo somente no
reinado messiânico do Senhor Jesus onde os descendentes de Jacó pela fé
serão congregados numa nação liderada pelo Senhor Jesus e seu reinado
será milenar.}

22.12 Seja forte na presença dos homens, e exerça autoridade sobre todos os
descendentes de Sete. Assim teus caminhos e os caminhos de teus filhos
serão justificados, de modo que eles se tornarão uma nação santa.

22.13 Que o Deus Altíssimo te de todas as bênçãos com as quais Ele tem me
abençoado e com as quais Ele abençoou Noé e Adão; Que elas descansem
sobre a cabeça de sua descendência sagrada de geração em geração para
sempre.

22.14 E que Ele possa te limpar de toda injustiça e impureza, que Tu possa
ser perdoado de todas as transgressões que tu tenhas cometido
ignorantemente. E que Ele te fortaleça e te abençoe. E que tu possas herdar
toda a terra.

22.15 E que Ele renove Sua aliança contigo. Que tu possas ser para Ele uma
nação e Sua herança por todas as eras, e que Ele possa ser para ti e para tua
descendência um Deus em verdade e justiça por todos os dias da terra.

22.16 E tu, meu filho Jacó, lembres de minhas palavras, e observe os mandamentos de Abraão, teu pai: Separe-te das nações, e não coma com
eles. E não faça de acordo com as obras deles, e não se associe com eles;
Porque a obra deles é suja, e todos os caminhos deles são uma poluição e
uma abominação e imundícia.

22.17 Eles oferecem seus sacrifícios aos mortos e adoram espíritos malignos,
e eles comem sobre as tumbas, e todas as suas obras são vaidade e
nulidade.

{Algum tipo de doutrina necromante já da época de Abraão. (Jub 22.17) "Eles
oferecem seus sacrifícios aos mortos e adoram espíritos malignos, e eles
comem sobre as tumbas..."}

22.18 Ele não tem coração [mente] para entender e os olhos deles não vêem
o que suas obras são, e como eles erram em dizer a um pedaço de madeira:
"Tu és meu deus." E para uma pedra: "Tu és meu senhor e tu és meu
salvador [libertador]." Mas eles nem coração tem.

22.19 E quanto a ti, meu filho Jacó, que o Deus Altíssimo te ajude e que o
Deus do céu te abençoe e remova-te da impureza deles e de todos os erros
deles.

22.20 Evite, meu filho Jacó, tomar uma esposa de qualquer descendente das
filhas de Canaã, porque toda a descendência deles será exterminada da terra.

22.21 Porque, devido a transgressão de Ham Canaã errou, e toda sua
descendência será destruída da terra e todo o resíduo também, e nenhum
saído dele será salvo no dia do julgamento.

22.22 E assim para todos os adoradores de ídolos e do profano não haverá
esperança para eles na terra dos viventes. E não haverá lembrança deles
sobre a terra, porque eles descerão ao Sheol [Inferno], e ao lugar da
condenação eles irão. Como os filhos de Sodoma foram tirados da terra,
assim todos os adoradores de ídolos serão tirados.

22.23 Não temas, meu filho Jacó, e não te espantes, oh filho de Abraão. Que
o Deus Altíssimo te preserve da destruição, e que Ele te livre de todos os
caminhos do erro.

22.24 Esta casa eu construí para mim mesmo para que eu pudesse por meu nome sobre ela na terra que foi dada a ti e tua descendência para sempre, e
será chamada Casa de Abraão. É dada para ti e tua descendência para
sempre, porque tu construirá minha casa e estabelecerá meu nome diante de
Deus para sempre. Tua descendência e teu nome permanecerão por todas as
gerações da terra."

22.25 E ele parou de comandá-lo e de abençoá-lo.

22.26 E os dois deitaram juntos na cama, e Jacó dormiu no seio de Abraão,
pai de seu pai, e ele o beijou sete vezes, e sua afeição e seu coração se
alegrou por ele. 

22.27 E ele o abençoou com todo o seu coração e disse: "Que o Deus
Altíssimo, o Deus de tudo e Criador de tudo, que me trouxe de Ur dos
Caldeus, que me deu esta terra por herança para sempre, e de modo que eu
estabelecesse uma descendência santa. Seja o Altissimo louvado [bem dito]
para sempre."

22.28 E ele abençoou Jacó e disse [a Deus]: "Meu filho, sobre o qual eu me
alegro com todo o meu coração e afeição, que Tua graça e Tua misericórdia
seja para com ele e sua descendência para sempre.

22.29 E não o abandone, nem o negligencie de agora  e para os dias da
eternidade, e que Teus olhos sejam abertos sobre ele e sobre sua
descendência, que Tu o preserves e o abençoes, e o santifique como nação
para Tua herança; 

22.30 E o abençoe com todas as Tuas bênçãos de agora e para todos os dias
da eternidade, e renove Tua aliança e Tua graça com ele e seus
descendentes de acordo com todo o seu bom prazer por todas as gerações
da terra."

Nenhum comentário: