sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 21 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 21]  
Últimas palavras de Abraão para Isaque.
Abraão relembra Isaque tudo o que este deve fazer.

21.1 E no sexto ano da sétima semana deste jubileu (42 jubileu) [2057 A.M.]
Abraão chamou Isaque seu filho e o ordenou dizendo: "Eu fiquei velho e não
sei o dia de minha morte, e estou repleto de meus dias.

21.2 E eis que eu tenho cento e setenta e cinco [175] anos, e por todos os
dias de minha vida eu me lembrei do Senhor, e procurei com todo o meu
coração fazer a vontade dEle, e andar retamente em todos os caminhos dEle.
(Gn 25.7-8)

21.3 Minha alma odiou ídolos, e eu desprezei aqueles que os serviam, e eu
dei meu coração e espírito para que eu observasse e fizesse a vontade
daquele que me criou. 

21.4 Porque Ele é o Deus Vivo, e Ele é santo e fiel, e ele é justo acima de
tudo, e não ha nele favorecimento de pessoas e [Ele] não aceita presentes;
porque Deus é justo e executa julgamento em todos os que transgridem os mandamentos dEle e desprezam sua aliança. 

21.5 E tu meu filho, observe Seus mandamentos e Suas ordenanças e Seus
juízos, e não siga as abominações e as imagens de escultura nem as imagens
de fundição. 

21.6 E não coma nenhum sangue de animais ou gado, ou de qualquer ave
que voa no céu. 

21.7 E se tu matar uma vítima como oferta pacífica  aceitável, mate-a, e
derrame seu sangue sobre o altar, e toda a gordura  da oferta sobre o altar
com boa farinha e a oferta de carne misturada com o azeite, com suas ofertas
de bebidas ofereça-os todos juntos sobre o altar de holocausto [oferta
queimada]; isto é de doce aroma diante do Senhor.

21.8 E tu oferecerás a gordura do sacrifício das ofertas de agradecimento
[graça] no fogo que está sobre o altar, e a gordura que está na barriga, e toda
a gordura das entranhas e os dois rins, e a gordura que está sobre eles e
sobre os lombos, e o fígado tu deves remover, junto com os rins. 

21.9 E ofereças todos estes para um doce aroma aceitável diante do Senhor,
com suas ofertas de carne e com suas ofertas de bebidas, para um doce
aroma, o pão da oferta para o Senhor. 

21.10 E como a carne naquele dia e no segundo dia, e não deixe o sol do
segundo dia se por sobre isso até que seja comido, e não deixe sobrar nada
para o terceiro dia; porque não é aceitável [aprovado] e não permita mais que
seja comido, e todo o que comer disso trará pecado sobre si, porque assim eu
[Abraão] achei escrito nos livros dos meus ancestrais, e nas palavras de
Enoque, e nas palavras de Noé.

21.11 E sobre todas as tuas oblações [oferta, oferenda] espalhe o sal, e não
deixe o sal da aliança faltar em todas as tuas oblações diante do Senhor. 

21.12 E quanto a madeira do sacrifício, atente para não trazer madeira para o
altar que não seja essas: 
Cipreste, baía, amêndoa, abeto, pinheiro, cedro, savin(salva), figueiras,
oliveiras, mirra, louro, aspalathus. 

{Salvin: Um arbusto perene da Eurásia (Juniperus sabina) marrom-azul com sementes e brotos jovens com cones que produzem um  óleo antigamente
utilizado medicinalmente.

Aspalathus cedcarbergensis, Aspalathus linearis,  Rooibos: Arbusto Sul
Africano com folhas planas acuminadas e flores amarelas, folhas aromáticas
que, quando secas podem ser usadas para fazer um chá de ervas.}

21.13 E [um] desses tipos de madeira deite sobre o altar do sacrifício, assim
como já foi testado quanto à sua aparência, e não deite nenhuma madeira
quebrada ou escura, (mas somente) dura e limpa, sem falha, sã e nova; e não
deite madeira velha, [porque seu aroma se foi] porque não ha tanto aroma
nela quanto antes. 

21.14 Além desses tipos de madeira não ha outro o qual tu devas por (sobre o
altar), porque a fragrância é dispersada, e o aroma de sua fragrância sobre ao
céu.

21.15 Observe este mandamento e o cumpra, meu filho, para que tu possa
ser reto em todas as tuas obras. 

21.16 E a todo momento estejas limpo teu corpo, e lave-se com água antes de
tu se aproximares para ofertar sobre o altar, e lave tuas mãos e teus pés
antes de tu achegar-te próximo ao altar; e quando tu tiveres feito o sacrifício,
lave novamente tuas mãos e teus pés. 

21.17 E não deixe nenhum sangue aparecer sobre tu ou sobre tua roupa.
Guarde-te, meu filho, contra sangue, guarde-te muitíssimo; cubra [o sangue]
com pó.

21.18 E não coma nenhum sangue porque isto é a vida; não coma nenhum
sangue.

21.19 E não aceite presentes pelo sangue de homem,  para que este seja
derramado impunemente, sem julgamento. Porque é o sangue derramado que
faz a terra pecar, e a terra não pode ser purificada de sangue humano salvo
pelo sangue daquele que o derramou. 

21.20 E não aceite presente ou favor por sangue de  homem: sangue por
sangue, para que tu possas ser aceito diante do Senhor, o Deus Altíssimo;
porque ele é a defesa do bem: e para que tu possas ser preservado de todo o mal, e para que Ele possa salvar-te de todo tipo de morte. 

{A Lei do Sangue novamente aparece aqui: (Jub 21.18-19) "E não coma
nenhum sangue porque isto é a vida; não coma nenhum sangue. E não aceite
presentes pelo sangue de homem, para que este seja  derramado
impunemente, sem julgamento. Porque é o sangue derramado que faz a terra
pecar, e a terra não pode ser purificada de sangue humano salvo pelo sangue
daquele que o derramou."}


21.21 Eu vejo, meu filho, que todas as obras dos filhos dos homens são
pecado e maldade, e todas as obras deles são impureza, abominação e uma
poluição, e não ha justiça neles. 

21.22 Atente para que tu não ande nos caminhos deles, nem pise nos
caminhos deles, e peque um pecado de morte diante do Deus Altíssimo. Se
não Ele [esconderá Sua face de tu e] te entregará novamente nas mãos de
suas transgressões, e o exterminará da terra, e também seus descendentes
de debaixo do céu, e teu nome e tua descendência perecerão de toda a terra.

21.23 Torne atrás de todas as obras deles e de toda a impureza deles, e
observe a ordem do Deus Altíssimo, e faça a vontade dEle e seja reto em
tudo. 

21.24 E Ele abençoará a ti em todas as suas obras,  e crescerá de ti uma
planta de justiça por toda a terra, por todas as gerações da terra, e meu nome
e teu nome não serão esquecidos de debaixo do céu para sempre.

21.25 Vá, meu filho, em paz. Que o Deus Altíssimo, meu Deus e teu Deus, te
fortaleça para fazer a vontade dEle, e que Ele abençoe toda tua descendência
e o restante de tua descendência para sempre, com toda benção justa, que tu
sejas uma bênção em toda a terra. "

21.26 E ele [Isaque] partiu dele [Abraão] alegre.

Nenhum comentário: