sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 35 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 35]  
Últimos discursos e a morte de Rebeca.

35.1 E no primeiro ano do quadragésimo quinto [45º] jubileu [2157 A.M.]
Rebeca chamou Jacó, seu filho, e o ordenou no que diz respeito a seu pai e
seu irmão, que ele deveria honrá-los todos os dias de sua vida.

35.2 E Jacó disse: "Eu farei tudo conforme tu tens me ordenado; porque isto
será uma honra e grandeza para mim, e justiça diante do Senhor, que eu os
honre.

35.3 E tu, mãe, sabes do dia em que nasci até este  dia, todas as minhas
obras e tudo o que está em meu coração, que eu sempre penso bem de
todos. [que eu sempre tenho bons pensamentos com relação a todos.]

35.4 E como eu não faria isto que tu me ordenas, que eu devo honrar meu pai
e meu irmão!

35.5 Diga-me, mãe, que perversidade vistes em mim para que eu me desvie
dela e a misericórdia seja sobre mim?"

35.6 E ela disse a ele: "Meu filho, eu não vi em ti por todos os meus dias nenhuma perversidade, mas (somente) ações de retidão. E ainda te direi a
verdade, meu filho; Eu morrerei este ano, e não sobreviverei este ano de
minha vida; porque eu vi em um sonho o dia de minha morte, que eu não
viveria além de cento e cinqüenta e cinco [155] anos, e eis que eu completei
todos os dias de minha vida que eu tenho pra viver."  

35.7 E Jacó riu das palavras de sua mãe porque ela  disse a ele que ela
morreria; e ela estava sentada em oposição a ele e de posse de suas forças,
e ela não estava enferma em sua força; porque ela entrava e saía e via, e os
dentes dela eram fortes, e nenhuma doença a tinha tocado todos os dias da
vida dela.

35.8 E Jacó disse a ela: "Bendito sou eu, minha mãe, se meus dias se
aproximarem dos dias de tua vida, e minha força continue comigo assim como
tua força, e tu não morrerás, porque tu estás brincando a toa comigo a
respeito de tua morte."

35.9 E ela foi a Isaque e disse a ele: "Um pedido eu te faço: faça com que
Esaú jure que ele não machucará Jacó, nem o perseguirá com inimizade;
porque tu sabes que os pensamentos de Esaú são perversos desde sua
juventude, e não ha bondade nele; porque ele deseja após sua morte matá-lo.
[matar Jacó]

35.10 E tu sabes tudo o que ele tem feito desde o dia que Jacó, irmão dele, foi
para Arã até este dia. Como ele nos abandonou com todo o coração dele, e
nos fez mal; teus rebanhos de ovelhas ele tomou para si, e levou todas as
suas posses de diante de tua face.

35.11 E quando nós imploramos e suplicamos pelo que era nosso, ele fez
como o homem que está tendo piedade de nós.

35.12 E ele é amargurado de tu porque tu abençoaste Jacó, teu filho perfeito e
reto; porque não ha maldade, mas somente bondade nele, e desde que ele
veio de Arã até este dia ele não nos roubou nada, porque ele nos traz de tudo
em sua estação sempre, e se alegra de todo seu coração quando nós
tomamos das mãos dele e ele nos abençoa, e não nos deixou desde quando
voltou de Arã até este dia, e ele permanece conosco continuamente em casa
nos honrando."

35.13 E Isaque disse a ela: "Eu também sei e vejo as obras de Jacó que está conosco, como com todo o coração ele nos honra; mas eu anteriormente
amava mais Esaú que Jacó, porque ele era o primogênito; mas agora eu amo
Jacó mais que Esaú, porque ele fez multiformes obras de maldade, e não ha
justiça nele, porque todos os caminhos dele são injustiça e violência, [e não
ha justiça em torno dele.] 

35.14 E agora meu coração está aflito por causa de  todas as obras dele, e
nem ele nem a descendência dele será salva, porque eles são daqueles que
serão destruídos da terra e daqueles que serão exterminados de debaixo do
céu, porque ele abandonou o Deus de Abraão e seguiu após suas esposas e
após suas imundícies e após o erro delas, ele e seus filhos.

35.15 E tu me pedes para fazê-lo jurar que ele não matará Jacó seu irmão;
ainda que ele jure ele não cumprirá seu juramento, e ele não fará o bem, mas
somente o mal.

35.16 Mas se ele desejar matar seu irmão Jacó, nas mãos de Jacó ele será
entregue, e ele não escapará de suas mãos, [porque ele cairá em suas mãos.]

35.17 E não temas tu por causa de Jacó; porque o guardião de Jacó é grande,
poderoso e honrado [honroso], e mais bem dito [elogiado] que o guardião de
Esaú!"

35.18 E Rebeca enviou (uma mensagem) e chamou Esaú e ele veio a ela, e
ela disse a ele: "Eu tenho um pedido, meu filho, para te fazer, e tu me
prometas que o fará, meu filho."

35.19 E ele disse: "Eu farei tudo o que me disser, e não recusarei teu pedido."

35.20 E ela disse a ele: "Eu te peço que no dia em que eu morrer tu me leves
e me enterres próximo a Sara, mulher de teu Pai, e que tu e Jacó amem um
ao outro e nenhum de vós deseje mal um ao outro, mas somente amor mútuo,
e (assim) vocês prosperarão, meus filhos, e serão honrados no meio da terra,
e nenhum inimigo se alegrará sobre vocês, e vocês serão uma benção e
misericórdia aos olhos dos que te amam." 

35.21 E ele disse: "Eu farei como tu me pediste, e te enterrarei no dia em que
morreres próximo a Sara, mãe de meu pai, como tu desejas de modo que os
ossos dela fiquem próximos aos seus ossos.
 35.22 E Jacó, meu irmão, também eu o amarei sobre toda a carne; porque eu
não tenho irmão em toda a terra, mas somente ele. E isso não me é grande
mérito se eu o amo; porque ele é meu irmão, e nós fomos semeados juntos
em teu corpo, e juntos saímos de teu ventre, e se eu não amar meu irmão a
quem eu amarei?

35.23 E eu mesmo te peço que exorte Jacó sobre mim e sobre meus filhos,
porque eu sei que ele será seguramente rei sobre mim e meus filhos, porque
no dia em que meu pai o abençoou ele o fez o maior e eu o menor.

35.24 E eu juro a ti que eu o amarei, e não desejarei mal contra ele por todos
os dias de minha vida, mas somente o bem." E ele [Esaú] jurou a ela [Rebeca]
dessa maneira. 

35.25 E ela chamou Jacó diante dos olhos de Esaú, e o ordenou de acordo
com as palavras que ela havia dito a Esaú.

35.26 E ele [Jacó] disse: "Eu cumprirei conforme teu agrado; acredite em mim,
nenhum mal virá de mim ou de meus filhos contra Esaú, e que eu não
precederei com nada, mas somente em amor. [e que eu não serei o primeiro a
começar nada contra ele a não ser em amor.]

35.27 E eles comeram e beberam, ela e seus filhos naquela noite, e ela
morreu. Três jubileus e uma semana e um ano de vida, [155] naquela noite, e
seus dois filhos, Esaú e Jacó, a enterraram na caverna dupla próximo a Sara,
mãe de seu pai.

Nenhum comentário: