sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 43 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 43]  
A última provação aos Irmão de José. José se dá a conhecer a seus irmãos.

43.1 E ele fez conforme José mandou, e encheu todos os sacos deles com
comida e colocou o dinheiro deles em seus sacos, e pôs o caneco no saco de
Benjamin.

43.2 E cedo pela manhã eles partiram, e aconteceu quando eles tinham ido
dali que José disse ao comissário [mordomo] de sua  casa: "Persiga-os,
corram e cerquem-nos dizendo: Por bem vós me pagueis com o mal; vocês
roubaram de mim minha caneca de prata da qual meu senhor bebe." E me
traga novamente o irmão mais novo deles, e busquem ele rápido antes que eu
vá adiante para a minha cadeira de julgamento."

43.3 E ele correu atrás deles e disse segundo estas palavras.

43.4 E eles disseram a ele: "Deus proíbe que seus servos pratiquem isso, e
roubem da casa de teu senhor qualquer utensílio, e o dinheiro que também
nós encontramos em nossos sacos da primeira vez, nós teus servos
trouxemos de volta da terra de Canaã.

43.5 Como porém roubaríamos algum utensílio? Eis aqui estamos nós e
nossos sacos. Procure, e onde quer que tu achar a caneca no saco de
qualquer homem dentre nós, que ele seja morto, e nós e nossos jumentos
serviremos ao teu senhor."

43.6 E ele disse a eles: "Assim não, (mas) que o homem com o qual eu achar
(a caneca) ele somente levarei como servo, e vós retornarei em paz para
vossa casa."

43.7 E a medida que ele procurava nas embarcações [nos vasos] deles,
começando com o mais velho e terminando com o mais novo, foi encontrada
no saco de Benjamin.

43.8 E eles rasgaram as suas vestes, e carregaram seus jumentos, e voltaram
para a cidade e foram a casa de José, e eles todos se dobraram com suas
faces no chão diante dele.
 43.9 E José disse a eles: "Vós praticastes o mal." E eles disseram: "O que
diremos e como nos defenderemos? Nosso senhor descobriu a transgressão
de seus servos; eis que nós somos servos de nosso senhor e nossos
jumentos também."

43.10 E José disse a eles: "Eu também temo ao Senhor. Quanto a vós, vão
para vossas casas e deixem vosso irmão ser meu servo, porque vós
praticastes o mal. Não sabem vós que um homem se delicia neste caneco
como eu com este caneco? E ainda vós o roubam de mim."

43.11 E Judá disse: "O meu senhor, permita que teu servo, eu te rogo, fale
uma palavra ao ouvido de meu senhor. Dois irmão a mãe de teu servo deu a
luz a nosso pai, mas um se foi perdido, e não foi encontrado, e ele [Benjamin]
sozinho foi deixado a sua mãe, e teu servo, nosso pai, o ama, e a vida dele
também está ligada com a vida deste rapaz.

43.12 E acontecerá que quando nós formos a teu servo nosso pai, e o rapaz
não estiver conosco, que ele morrerá, e nós derrubaremos nosso pai em
lamento para a morte.

43.13 Agora é preferível deixar a mim, teu servo, permanecer no lugar do
garoto como escravo a meu senhor, e deixe que o rapaz vá com seus irmãos,
porque eu me tornei fiador por ele nas mãos de teu servo nosso pai, e se eu
não o trouxer de volta, teu servo ouvirá a culpa de seu pai para sempre."

43.14 E José viu que eles estavam todos concordando em bondade um para
com o outro, e ele não pode se conter e contou a eles que ele era José.

43.15 E ele conversou com eles no idioma Hebraico e caiu no pescoço deles
e chorou. Mas eles não o reconheceram e começaram a chorar. 

43.16 E ele disse a eles: "Não chorem sobre mim, mas se apressem em trazer
meu pai para mim, e vós vejam que é a minha boca que falou e os olhos de
Benjamin, meu irmão, vejam.

43.17 E eis que este é o segundo ano da fome, e haverá ainda cinco anos
sem colheita de frutos das árvores ou lavouras.

43.18 Desçam rapidamente vós e vossos servos, para que vós não pereçam
pela fome, e não sejam magoados por suas posses, porque o Senhor enviou a mim antes de vós para por as coisas em ordem para que muitas pessoas
possam viver.

43.19 E digam a meu pai que eu estou vivo, e vós, eis que vós vêem que o
Senhor me fez como um pai para o Faraó, e governante sobre a casa dele e
sobre a terra do Egito.

43.20 E digam a meu pai sobre toda a minha glória, e toda a riqueza e glória
que o Senhor me deu."

43.21 E pela ordem da boca do Faraó ele os deu carruagens e provisões para
o caminho, e ele os deu roupas multicoloridas e prateadas.

43.22 E ao pai deles ele enviou vestes de prata e dez jumentos carregando
milho, e ele os despachou.

43.23 E eles subiram e contaram ao pai deles que José estava vivo, e estava
regulando [medindo] o milho a todas as nações da terra, e que ele era
governante sobre toda a terra do Egito.

{A versão em Alemão de Erich Weidinger omite este versículo 43.23, mas as
traduções de Charles e de G. Shodde possuem esse trecho.}

43.24 E o pai deles não acreditou, porque ele estava fora de si em sua mente;
mas quando ele viu as carruagens que José havia enviado, a vida de seu
espírito reviveu e ele disse: "É suficiente para mim que José esteja vivo; eu
descerei e o verei antes que eu morra."

Nenhum comentário: