sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 42 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 42]  
As duas viagens dos filhos de Jacó ao Egito.

42.1 E no primeiro ano da terceira semana do quadragésimo quinto jubileu a
fome começou a chegar na terra, e a chuva recusou-se a ser dada para a
terra, porque nenhuma água caiu.
 
42.2 E a terra tornou-se estéril, mas na terra do Egito havia comida, porque
José havia estocado as sementes da terra nos sete anos de abundância e as
havia preservado.

42.3 E os egípcios vieram a José para que ele pudesse dar-lhe comida, e ele
abriu os armazéns onde estavam os grãos do primeiro ano, e ele vendeu-os
para as pessoas da terra por ouro. Agora a fome estava bastante severa na
terra da Canaã.

42.4 E Jacó ouviu que havia comida no Egito, e ele  enviou seus dez filhos
para que eles procurassem comida no Egito, mas Benjamin ele não enviou. E
os dez filhos de Jacó chegaram no Egito dentre aqueles que (lá) estavam.

42.5 E José os reconheceu, mas eles não reconheceram ele [José], e ele
falou com eles e os questionou, e ele disse a eles: "Vocês não são espiões e
não vieram espionar essa faixa de terra? E ele os pôs na prisão.  
 42.6 E depois disso ele os libertou novamente, e reteve Simeão sozinho e
despachou seus nove irmãos.

42.7 E ele encheu os sacos deles com milho, e ele pôs o ouro deles nos
sacos deles, mas eles não sabiam.

42.8 E ele os ordenou que trouxessem seu irmão mais novo, porque eles o
haviam dito que o pai deles e seu irmão mais novo estavam vivos.

42.9 E eles subiram da terra do Egito e foram para a terra de Canaã; e eles
contaram a seu pai tudo o que havia acontecido a eles, e como o senhor do
país havia falado com eles com dureza, e havia prendido Simeão até que eles
trouxessem Benjamin.

42.10 E Jacó disse: "Vós também me fazem sem filhos! José está ausente, e
também Simeão, e também querem levar de mim Benjamin? Em mim
sobreveio a vossa maldade!" 

42.11 E ele disse: "Meu filho [Benjamin] não irá convosco para que não venha
a cair doente, porque sua mãe deu a luz a dois filhos, e um pereceu, e ainda
este outro vocês querem tirar de mim. Se por ventura ele tiver febre na
estrada, vocês me trariam em minha idade avançada em lamento para a
morte."
 
42.12 Porque ele viu que o dinheiro deles havia retornado a cada homem em
seu saco, e por esta razão ele temeu em enviá-lo.

42.13 E a fome aumentou e tornou-se severa na terra de Canaã, e em todas
as terras salvo a terra do Egito, porque muitos dos filhos dos egípcios haviam
estocado suas sementes para alimento do tempo quando eles viram José
estocando sementes e ajuntando-as em armazéns e preservando-as para os
anos de fome.

42.14 E o povo do Egito alimentou-se durante o primeiro ano da fome.

42.15 Mas quando Israel viu que a fome estava muito severa na terra, e que
não havia livramento, ele disse a seus filhos: "Vão novamente, e procurem
comida para que nós não morramos."

42.16 E eles disseram: "Nós não iremos a não ser que nosso irmão mais novo vá conosco, nós não iremos."

42.17 E Israel viu que se ele não enviasse-o com eles, eles todos pereceriam
em razão da fome.

42.18 E Rubem disse: "Dê-o em minha mão, e se eu não os trouxer
novamente a ti, mate meus dois filhos em lugar da vida dele." E ele [Israel]
disse a ele [Rubem]: "Ele não irá contigo." 

42.19 E Judá aproximou-se e disse: "Envie-o comigo, e se eu não o trouxer
novamente comigo, que eu carregue [suporte] a culpa diante de ti todos os
dias de minha vida."

42.20 E ele o enviou com eles no segundo ano dessa semana no primeiro dia
do mês, [2172 A.M.] e eles vieram para a terra do Egito com todos aqueles
que haviam ido, e (tinham) presentes em suas mãos,  estoraque [stacte] e
amêndoas e nozes de carvalho e mel puro.

42.21 E eles foram e ficaram diante de José, e ele viu Benjamin, seu irmão, e
ele o conheceu, e disse a eles: "É este seu irmão mais novo?" E eles
disseram a ele: "É ele." E ele disse: "O Senhor seja gracioso [se compadeça]
para contigo meu filho!"

42.22 E ele o enviou para sua casa e trouxe Simeão para eles e ele [José] fez
uma festa para eles, e eles apresentaram-lhe os presentes que eles
trouxeram em suas mãos.

42.23 E eles comeram diante dele e ele deu a eles todos uma porção, mas a
porção de Benjamin era sete vezes maior que a de qualquer deles.

42.24 E eles comeram e beberam e levantaram-se e montaram-se em seus
jumentos.

42.25 E José bolou um planos pelo qual ele pudesse saber os pensamentos
deles se pensamentos de paz prevaleciam entre eles, e ele disse ao
comissário que estava sobre sua casa: "Encha todos  os sacos deles com
comida, e retorne a eles o seu dinheiro nas embarcações [nos vasos] deles, e
meu caneco, o caneco de prata no qual eu bebo, ponha no saco do mais
novo, e os envie embora."

Nenhum comentário: