sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Livro dos Jubileus - português - Capítulo 27 - traduzido por L.Monk 2012

[Capítulo 27]  
Rebecca  levou Isaque para Jacó o enviar para a Mesopotâmia.  Sonho de
Jacó e os votos a Betel.

27.1 E as palavras de Esaú, seu filho mais velho, foram contadas a Rebeca
em um sonho, e Rebeca mandou chamar seu filho mais novo Jacó e disse a
ele:

27.2 "Eis que teu irmão se vingará de ti com intenção de te matar."

27.3 Agora, pois, meu filho, obedeça minha voz. Levante e fuja para Labão,
meu irmão, para Arã, e fique com ele alguns dias até que a ira de teu irmão
passe e ele remova sua ira de você, e esqueça tudo o que você fizeste, então eu resgatarei você de lá."

27.4 E Jacó disse: "Eu não tenho medo. Se ele quer me matar eu o matarei." 

27.5 Mas ela disse a ele: "Não me deixe ser privada de ambos meus filhos em
um dia."

27.6 E Jacó disse a Rebeca sua mãe: "Eis que tu sabes que meu pai tornou-
se velho, e não enxerga porque os olhos deles estão opacos, e se eu o deixar
isto será mal aos olhos deles, porque eu o deixo e parto de ti, e meu pai ficará
irado, e me amaldiçoará. Eu não irei. Somente quando ele me enviar eu irei."

27.7 E Rebeca disse a Jacó: "Eu irei falar com ele, e ele te enviará."

27.8 E Rebeca foi e disse a Isaque: "Eu odeio minha vida por causa das duas
filhas de Hefe as quais Esaú tomou por esposas. Se  Jacó tomar esposa
dentre as filhas desta terra tais come estas, porque motivo eu continuarei a
viver? Porque as filhas de Canaã são más."

27.9 E Isaque chamou Jacó e o abençoou, e o admoestou [alertou] dizendo a
ele:

27.10 "Não tome por esposa nenhuma das filhas de Canaã. Levante e vá para
a Mesopotâmia, para a casa de Bethuel, o pai de tua mãe, e tome para ti uma
esposa de lá, das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

27.11 E que o Deus Todo Poderoso te abençoe, cresça e multiplique de modo
que tu venhas a se tornar um grupo de nações, e dê a ti as bênçãos de meu
pai Abraão, para ti e para tua descendência após ti, e que tu possas herdar a
terra de tua peregrinação e toda a terra que Deus deu a Abraão. Vá, meu
filho, em paz."

27.12 E Isaque enviou Jacó, e ele foi para a Mesopotâmia, para Labão, o filho
de Bethua o Sírio, o Irmão de Rebeca, mãe de Jacó.

27.13 E aconteceu depois de Jacó ter chegado na Mesopotâmia, que o
espírito de Rebeca se entristeceu por seu filho [Jacó], e ela chorou. 

27.14 E Isaque disse a Rebeca: "Minha Irmã, não chores por causa de Jacó,
meu filho, porque ele foi em paz e em paz ele retornará. 
27.15 O Deus altíssimo o preservará de todo o mal, e estará com ele, porque
Ele não o abandonará em todos os seus dias.

27.16 Porque eu sei que os dias deles serão prósperos em todas as coisas
onde quer que ele ande, até que ele retorne em paz  para nós, e nós o
veremos em paz.

27.17 Não temas por causa dele, minha irmã, porque ele está no caminho da
retidão e ele é um homem perfeito, e ele é fiel e não perecerá. Não chores. "

27.18 E Isaque confortou Rebeca no que diz respeito a seu filho Jacó, e o
abençoou.

27.19 E Jacó foi para o Poço do Juramento para ir para Arã no primeiro ano
da segunda semana do quadragésimo quarto jubileu, e ele foi até Luz nas
montanhas, que é Betel, na lua nova do primeiro mês desta semana, [2115
A.M.] e ele chegou ao local no entardecer e mudou de direção para o oeste da
estrada naquela noite. E ele dormiu lá, porque o sol havia se posto.

27.20 E ele tomou uma das pedras daquele lugar e deitou debaixo de uma
arvore, e ele estava viajando sozinho, e dormiu.

27.21 E ele sonhou naquela noite, e eis que uma escada se apoiou sobre a
terra, e o topo dela alcançava o céu, e eis que os anjos do Senhor subiam e
desciam dela. E eis que o Senhor estava sobre ela.

27.22 E ele falou com Jacó e disse: "Eu sou o Senhor Deus de Abraão, teu
pai, e Deus de Isaque. A terra que tu estás dormindo, eu a darei a ti e a tua
descendência após ti.

27.23 E tua descendência será (numerosa) como o pó da terra, e tu crescerás
para oeste e para leste, para o norte e para o sul, e em ti e em tua
descendência todas as famílias das nações serão abençoadas.

27.24 E eis que eu estarei contigo, e eu te guardarei por onde quer que tu
fores, e eu te trarei novamente a esta terra em paz, porque eu não te deixarei
até que eu te faça tudo conforme te falei."

27.25 E Jacó acordou de seu sono, e disse: "Verdadeiramente esse lugar é a casa de Deus, e eu não sabia." E ele estava com medo e disse: "Terrível
[Temível] é este lugar que não é outro senão a casa de Deus, e este é o portal
do céu."

27.26 E Jacó levantou-se cedo pela manhã, e tomou a pedra que ele tinha
posto debaixo de sua cabeça e a colocou de pé como  um pilar, e ele
derramou azeite no topo dela. E ele chamou aquele lugar de Betel, mas o
nome do lugar era Luz anteriormente.

27.27 E Jacó fez um voto com Deus dizendo: "Se o Senhor for comigo e me
guardar neste caminho que eu irei, e me der pão para comer e vestes para
vestir, de modo que eu volte para a casa de meu pai em paz, então o Senhor
será meu Deus, e esta pedra que eu coloquei de pé como pilar e como um
sinal neste lugar será a casa do Senhor, e de tudo o que tu me der eu darei o
dízimo a ti, meu Deus."

Nenhum comentário: